Home Desporto LOUSADA: Tarantini, Abel e Tonanha falaram de futebol e estudos
LOUSADA: Tarantini, Abel e Tonanha falaram de futebol e estudos
0

LOUSADA: Tarantini, Abel e Tonanha falaram de futebol e estudos

0
0

Na terça-feira passada, dia 13, teve lugar uma palestra que juntou várias personalidades ligadas ao futebol. O pontapé de partida foi dado por Tarantini, jogador do Rio Ave, que abordou “O pós-carreira de um jogador profissional”.

Juntaram-se Abel Ferreira, treinador do SC Braga, e Tonanha, ex jogador profissional e treinador do Barrosas (Felgueiras).

O ponto de partida foi o livro do Tarantini que, de acordo com o próprio, “resume o que ando a fazer neste meio futebolístico, sendo que não é fácil ser jogador de futebol”.

O jogador referiu durante a apresentação, onde abordou as várias etapas da sua vida, que existem vários pressupostos para vencer. Desde ter um sonho, ser disciplinado, ter talento, ser resiliente, saber escolher, ser ambicioso, ser competente, fazer avaliações e ter foco.

A este propósito Tarantini, que frequenta o doutoramento, enfatizou a ideia que “a formação académica é um meio que me permitirá ter mais competências no final da carreira de jogador”.

A aposta na educação é fundamental para Tarantini que refere ainda que “as ambições têm de ser cada vez maiores. No entanto, o dinheiro não é um fator inquestionável. Mais do que ter é preciso ser”.

Abel Ferreira, treinador do SC Braga falou também da sua experiência em que a “disciplina, a organização, a determinação e o foco” foram fundamentais para que concluísse a licenciatura e ter uma carreira de jogador profissional. Aliás, Abel Ferreira destaca que “hoje estou neste patamar fruto da formação académica que me preparou e mesmo perante as adversidades e dificuldades com que me fui deparando nunca pensei em desistir”.

O Lousadense Tonanha teve um percurso diferente, fruto de um problema de saúde, mas nunca baixou os braços perante as adversidades. De jogador de futebol teve que passar a ser bancário, mas também aí progrediu. A par disso, e porque o desporto faz parte da sua vida, é treinador do Barrosas.

Aos 23 anos vi desaparecer um sonho. Tive que recomeçar do zero de uma forma radical, mas o futebol é somente uma parte da vida. Obviamente que foi necessário muito foco e resiliência para que tudo funcionasse”- destacou Tonanha.

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, destacou que a “formação académica é de extrema importância para a formação das pessoas. Também o investimento realizado ao nível das camadas jovens permite formar bons desportistas, boas pessoas, com princípios”.

Esta foi uma iniciativa do AD Lousada Veteranos com o apoio da autarquia.

A minha causa” é o livro de Tarantini

O Tarantini desenvolveu este projeto “A minha causa. Sonha. Desafia-te. Concretiza”, que se assume numa sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras e visa identificar os problemas que os profissionais de futebol passam depois de acabar a carreira, como lesões graves, problemas de gestão financeira, fraudes, entre outros.

A Minha Causa” é, de acordo com o autor, “a causa de muitos, a causa que quero deixar como legado aos jovens, aos profissionais, aos educadores e aos treinadores. Todos fazem parte do sonho”.

Esta atividade integrou-se num ciclo de formações promovidas pela Câmara Municipal de Lousada que, em março, conta ainda com outras duas iniciativas.

Nutrição e desporto e comportamentos aditivos e estilo de vida saudável

As iniciativas realizadas têm como objetivos que os públicos fiquem sensibilizados para que apostem na prevenção e na sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras e para a importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição.

Na próxima sexta-feira, a partir das 19h00, tem lugar no Espaço AJE, a formação “Nutrição e Desporto – Importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição”. Os dirigentes, treinadores, técnicos de exercício físico e atletas são os principais destinatários desta sessão.

No dia 29, quinta-feira, pelas 19h00, também no Espaço AJE, o tema da formação é “Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”.

Ambas as formações visam destacar a importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição. São dirigidas para o público em geral. O Ciclo de Formações foi organizado pelo Município de Lousada em parceria com a ADL Veteranos, CRI Porto Oriental e Confederação de Treinadores de Portugal.

tags: