Home Desporto LOUSADA: Formações para treinadores, diretores e técnicos de exercício físico
LOUSADA: Formações para treinadores, diretores e técnicos de exercício físico
0

LOUSADA: Formações para treinadores, diretores e técnicos de exercício físico

0
0

Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”

Na quinta-feira passada, dia 29, realizou-se uma ação de formação intitulada “Comportamentos Aditivos, Desporto e Estilos de Vida Saudáveis”.

Com esta ação pretendeu-se consolidar e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos, no âmbito da promoção e educação para a saúde em meio desportivo, de modo a que contribuam para o aumento das competências pessoais e do estado de saúde global dos jovens atletas.

O consumo de substâncias psicoativas e adições comportamentais em Portugal – fatores de risco e fatores de proteção”, “O desporto como contexto para a aprendizagem e desenvolvimento de competências de vida” e “Os programas de desenvolvimento de competências de vida em contexto desportivo” foram os temas abordados pela Dra. Anabela Monteiro, mestre em psicologia, e pela Dra. Paula Dias, doutoranda em Saúde Pública.

Esta foi uma formação creditada para treinadores, diretores e técnicos de exercício físico, com 0.7 créditos para a componente geral.

O Ciclo de Formações é organizado pelo Município de Lousada em parceria com a ADL Veteranos, CRI Porto Oriental e Confederação de Treinadores de Portugal.

A primeira ação foi uma palestra que contou com a presença do jogador do Rio Ave, Tarantini, que abordou “O pós-carreira de um jogador profissional”.

A segunda ação de formação teve como tema “Nutrição e Desporto – Importância da alimentação no pré e pós-treino e na pré e pós-competição”.

Dentro deste âmbito estão já programadas outras duas formações. No dia 13, sexta-feira, cujo tema é “Nutrição e desporto – a importância da alimentação em crianças e jovens/atletas”, e no dia 24 o tema é “Desporto como contexto de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências”.

tags: