Início » CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas de enfermagem

CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas de enfermagem

por admin

Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’ atribuído a trabalho da UCIP

Encontro promoveu reflexão sobre o contributo dos enfermeiros e a prestação de cuidados de saúde

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) acolheu este sábado, dia 12 de maio, uma conferência alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro. Neste encontro foi também entregue, pela primeira vez, o Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’, criado o ano passado com o objetivo de premiar trabalhos de investigação na área de enfermagem realizados no CHTS.

O prémio de investigação em enfermagem foi atribuído ao trabalho “Articular e Movimentar na UCIP – Programa de Melhoria Contínua da Qualidade” que foi entregue a Andrea Dias, enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e Polivalente (UCIP) e autora do trabalho, por Arminda Mendes Costa, José Ribeiro, enfermeiro-diretor do CHTS, e Cristina Pinto, enfermeira-chefe do Serviço de Medicina Intensiva.

Com mais de uma centena de participantes, a sessão de abertura contou com a presença de Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, José Ribeiro, enfermeiro-diretor, Paula Guimarães, elemento da Comissão Organizadora, e José Manuel de Oliveira da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo.

No final do encontro, José Ribeiro afirmou que, “como enfermeiro-diretor do CHTS, em meu nome e pelos doentes, estou muito orgulhoso e grato pela equipa de enfermagem que temos. Temos cada vez mais especialistas / peritos, temos cada vez mais capacidade para intervenções de enfermagem inovadoras e especializadas e só podemos fazê-lo porque temos enfermeiros muito dedicados e competentes. Sofrem, em muitas circunstâncias, mas nunca abdicaram de procurar o melhor para os doentes que tratam todos os dias

O programa do encontro dividiu-se por três mesas, tendo como temas principais a Saúde – Direito Humano; Cuidados de Enfermagem Diferenciados/Diferenciação dos Cuidados de Enfermagem e Saúde – Direito Humano: Abordagem de Questões de Modelo Organizativo.

Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Augusta Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros em 2008/2011 e 2004/2007, Filipe Pereira, professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer – DGS, Abílio Teixeira, enfermeiro no Centro Hospitalar do Porto e investigador na CINTESIS, e Pedro Melo, docente no Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa, foram os oradores convidados destas jornadas de enfermagem.

Este encontro marcou ainda o encerramento das diferentes atividades realizadas pelas equipas de enfermagem ao longo da semana, nos vários concelhos da região do Tâmega e Sousa, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro cujo mote deste ano, lançado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, foi “Não importa o local, não importa o contexto, os cuidados de saúde devem ser acessíveis a todos”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário