Início » REFLEXÃO SOBRE “sistemas de aquecimento nas termas e balneários romanos” PROMOVIDA EM CONFERÊNCIA

REFLEXÃO SOBRE “sistemas de aquecimento nas termas e balneários romanos” PROMOVIDA EM CONFERÊNCIA

por admin

Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”

Dia 7 de julho, sábado, pelas 15h00, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra

“E se com hypocaustos aqueceres o meu banho: sistemas de aquecimento nas termas e balneários romanos”, é este o ponto de partida para mais uma conferência promovida pelo Município de Felgueiras sobre “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”. Esta conferência terá lugar no próximo dia 7 de julho, sábado, pelas 15h00, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, tendo a Dra. Maria Pilar Reis como oradora convidada.

Maria Pilar Reis é Investigadora do CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra) e do CEAU (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto). Nesta conferência, proporá um breve passeio entre fornalhas e pavimentos suspensos romanos, explicando a tecnologia que está por trás desta inovadora forma que os romanos inventaram e aplicaram na esfera pública e privada.

Serão apresentados exemplos lusitanos, mas também as particularidades deste sistema, tendo na Villa de Sendim um exemplo importante dessa singularidade no Noroeste.

A última conferência realizada no âmbito deste ciclo irá debruçar-se sobre o tema “A Igreja Velha de Lordelo” (21 de julho, pelas 15h00, na Casa do Risco). Estas conferências decorrem em diferentes locais do concelho, abordando diferentes temáticas que fazem parte da História de todos.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário