Início » Lousadenses podem Plantar Lousada no Quintal

Lousadenses podem Plantar Lousada no Quintal

por admin

O Município de Lousada continua este ano a promover o projeto Plantar Lousada, que tem como objetivo renaturalizar ou restaurar, do ponto de vista ecológico, áreas degradadas ou sensíveis, combatendo as alterações climáticas e beneficiando a fauna e a flora autóctones. Pretende-se também fomentar a consciência ambiental e envolver pessoas e entidades nas questões da gestão ambiental.

Desta forma, a autarquia deixa o repto à população que tenha um quintal ou terreno para que se associe a esta causa e junte a família e amigos, de modo a tornar Lousada mais verde.

As campanhas ‘Plantar Lousada no seu Quintal’ e ‘Plantar Lousada no Natal’ já entregaram, nesta edição, mais de oito mil árvores nativas a cerca de mil munícipes Lousadenses. Carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, azevinhos, faias, cedros e outras espécies de plantas poderão embelezar também o seu terreno ou quintal.

A campanha ‘Plantar Lousada no seu Quintal’ está em vigor até final do mês de fevereiro, existindo ainda milhares de árvores nativas para oferecer. Podem ser efetuados os pedidos de árvores gratuitas em www.cm-lousada.pt/pt/plantarlousadaquintal ou dirigindo-se diretamente ao Ecocentro Municipal, em Boim.

Plantar Lousada 2019 já está no terreno

Desde o início do projeto, as várias campanhas e ações no terreno já permitiram plantar cerca de 28 mil árvores com a ajuda de mais de três mil voluntários. Estas árvores vão garantir benefícios ecológicos no futuro, como a melhoria da qualidade do ar, a proteção dos solos, a regulação da temperatura e a beneficiação da biodiversidade.

Estão já agendadas várias ações de plantação do Plantar Lousada para 2019. No sábado, dia 12, os voluntários vão dar continuidade à plantação de dia 5, no Monte Crastinho. No dia 19 de janeiro será na Casa de Juste.

Os interessados em participar nas várias ações de plantação previstas podem inscrever-se, de modo gratuito, em www.cm-lousada.pt/pt/plantarlousada.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário