
Município de Lousada adere à Plataforma ODSlocal (Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, assinou ontem, 11 de novembro, a Carta de Compromisso de adesão da Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSlocal, numa cerimónia digital, que constituiu um momento simbólico, tendo contado com as mensagens do Secretário-geral das Nações Unidas, do Presidente da República e o Primeiro-ministro.
A Plataforma Municipal ODSlocal é um projeto mobilizador e inclusivo que integra, entre outros componentes, um portal online dinâmico, de base tecnológica, o qual permite visualizar e acompanhar os progressos de cada município em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um Plano de Capacitação de agentes municipais e um Ciclo de Eventos de grande projeção mediática.
Os 17 ODS constam da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso Mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e vai ser aplicada até 2030.
O documento aborda as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e visa suscitar a mobilização quer dos meios humanos e recursos financeiros e tecnológicos indispensáveis, quer dos conhecimentos necessários para a sua efetiva concretização.
Assim, até 2030 há uma trajetória a percorrer às escalas global e nacional, mas também local. É aqui que todos são chamados a contribuir: os objetivos são globais, mas as ações à escala municipal vão fazer a diferença no cumprimento dos ODS no país e no mundo, sobretudo no contexto atual. A Plataforma ODSlocal visa facilitar a concretização dos ODS nos vários municípios do continente e das regiões autónomas.
Na continuidade da implementação da estratégia Municipal para a Sustentabilidade, o Município de Lousada vai participar da Plataforma ODSlocal, como estímulo adicional à implementação local dos ODS.
Para informações adicionais pode ser consultado o link https://odslocal.pt/