Início » Lousada dinamiza online jornadas “O mundo sénior: Ambiente e Sociedade”

Lousada dinamiza online jornadas “O mundo sénior: Ambiente e Sociedade”

por admin

Jornadas do Mundo Sénior: Ambiente e Sociedade 

No dia 22 de janeiro, sexta-feira, vai realizar-se as jornadas “O mundo sénior: Ambiente e Sociedade”. O evento é online e vai ser transmitido a partir da plataforma Zoom, entre as 9h45 e as 16h45. 

Assim, a abertura vai estar a cargo de Mariana Cardoso, do projeto do Município de Lousada “Biosénior em casa”, que se assume como um caso de sucesso junto do público mais velho do concelho, com ações de proximidade e combate ao isolamento. 

Segue-se a intervenção de Helena Silva, da Vintage for a Cause, que vai falar acerca do projeto “From granny to trendy”. “Maior idade” é a designação da atividade desenvolvida pelo Município de Ílhavo, e que vai ser apresentado por Maria Teles. 

Os trabalhos têm continuidade com a participação de Susana Pinto, da Fermenta, que vem falar sobre “A avó veio trabalhar”. “Guimarães 65+” é o nome do projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, e vai ser apresentado por Ricardo Martins. 

A tarde conta com novos temas como a “Universidade Sénior Virtual”, que vai ser apresentada por Luís Jacinto, da RUTIS. Segue-se a “Escola de superpoderes sénior”, do Movimento Transformers, que vai ficar a cargo de Joana Moreira. O último tema é “Lata 65”, apresentado por Lara Rodrigues, da Mistaker Maker. O encerramento das Jornadas está agendado para as 16h30. 

A razão da realização desta iniciativa prende-se, entre outros aspetos, pelo facto de Portugal ser o 5.º país do mundo com a população mais envelhecida. De um modo geral, a tendência de envelhecimento está a agravar-se, multiplicando-se os inerentes problemas económicos e sociais. Incluir os seniores na sociedade deve pressupor a criação de oportunidades de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico e psicológico. A procura pelo bem-comum e pelo funcionamento social torna imperativa a inclusão e o diálogo intergeracional. 

Assim, com estas jornadas pretende-se dar a conhecer projetos nacionais de impacto social, ambiental e/ou artístico focados no público sénior, que partilham uma mesma missão, ainda que percorrendo diferentes caminhos. Pretende-se ainda fomentar o debate entre as organizações e com os participantes, no sentido de explorar diferentes abordagens, perspetivas e soluções para o envelhecimento ativo. 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e estão disponíveis em www.cm-lousada.pt/p/jornadasmundosenior 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário