Home Ambiente Margens do Rio Sousa alvo de intervenção ambiental em Pias
Margens do Rio Sousa alvo de intervenção ambiental em Pias
0

Margens do Rio Sousa alvo de intervenção ambiental em Pias

0
0

No âmbito da obra de Renaturalização e Criação de Zonas de Infiltração nas Margens do Rio Sousa em Pias, ainda em execução em Pias, as margens do rio foram suavizadas, permitindo o natural alagamento, mas também foi construído um grande charco. 

Este é um dos mais notáveis serviços ambientais prestados pelos charcos: o controlo de cheias. Na margem esquerda do rio Sousa, a jusante dos moinhos de Pias, em períodos de chuva intensa, era frequente o leito galgar e percorrer desgovernadamente os campos circundantes, erodindo-os. Após a construção deste charco, é agora bem visível o seu papel como bacia de retenção, atuando como uma “esponja”, que armazena a água e abastece os aquíferos subterrâneos. Uma vez estabilizado e colonizado por plantas aquáticas, funcionará ainda como sumidouro de carbono, contribuindo ainda na purificação da água. Os anfíbios e libélulas, dependentes destes habitats para completarem o seu ciclo de vida, serão também excelentes controladores de pragas agrícolas e insetos vetores de doenças. 

Os charcos constituem elementos fundamentais para a qualidade ambiental e paisagística de qualquer região, detendo ainda um excelente potencial pedagógico. 

tags: