Início Educação Lousada integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Lousada integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

por admin

Lousada integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude (RNMAJ), da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, desde o passado dia 22 de fevereiro, data em que foi firmada a parceria. 

Com esta plataforma, que se assume como rede pioneira, é intenção da autarquia dar continuidade às políticas públicas que tem vindo a desenvolver. Aliás, “importa relembrar que  Lousada é um dos municípios de Portugal com mais jovens e muitas das atividades têm como público-alvo os mais novos” – como destaca o Vereador da Juventude, Dr. Nelson Oliveira. 

A RNMAJ foi criada no final do ano passado e conta com a participação de 70 municípios, cuja missão passa por consolidar “a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem”. 

Lousada tem desenvolvido, ao longo dos anos, diversos eventos e iniciativas que envolvem a juventude local, quer seja com o apoio da FNAJ, de parceiros locais ou de modo autónomo. 

Durante o mês de março vai realizar-se o 1.º Encontro de Municípios Amigos da Juventude, de modo virtual, onde vão ser apresentadas as linhas orientadoras da plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a Juventude dos Municípios. 

A FNAJ conta com mais de mil associações juvenis que envolve cerca de meio milhão de jovens, e pretende criar e otimizar as ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, traduzindo-se na dinamização de planos de ação de políticas amigas da juventude e de projetos que se adequem às suas intenções. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário