Home Economia A 1.ª fase das obras na EB 2,3 Lousada Centro está a decorrer
A 1.ª fase das obras na EB 2,3 Lousada Centro está a decorrer
0

A 1.ª fase das obras na EB 2,3 Lousada Centro está a decorrer

0
0

A EB 2,3 de Lousada Centro está, desde abril do ano passado, na 1.ª fase das obras de requalificação, num investimento total cofinanciado que ascende a 1,2 milhões de euros.

A intervenção consiste em obras de conservação em fachadas resolvendo os problemas de infiltrações mais importantes, com a reabilitação e modernização das instalações existentes.

As obras incluem substituição da caixilharia por outra em alumínio com vidro duplo com rutura térmica e colocação de estores interiores, colocação de cobertura nos pátios interiores, revestimento dos pavimentos e pinturas das paredes

exteriores e interiores, bem como a substituição da carpintaria. A remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto das coberturas e instalados sistemas de aquecimento nas salas de aula foi também previsto nesta intervenção. O Pavilhão Desportivo vai ser intervencionado com substituição de iluminação e colocação de painéis solares.

Desta forma, pretende-se que haja uma melhoria do conforto e qualidade das infraestruturas maximizando as características em termos de eficiência energética, proporcionando melhores condições à comunidade escolar, nomeadamente a alunos e professores.

Intervenção também nas EBS Lustosa, Nevogilde e Caíde de Rei

Esta é uma das quatro obras agendadas para Lousada no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, que visa o reforço do financiamento para a requalificação e modernização de instalações educativas o norte do país, com o apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Estes acordos de colaboração preveem um reforço de investimento superior a 1 milhão e 411 mil euros para as intervenções na EB Lousada Centro (Cristelos), EBS Lousada Norte (Lustosa), EBS Lousada Oeste (Nevogilde) e EB Lousada Este (Caíde de Rei). 

Assim, acresce ao investimento previsto no âmbito do mapeamento inicial dos investimentos em infraestruturas de educação do Portugal 2020, no qual já havia sido previsto um investimento de 1 milhão e 225 mil euros, totalizando assim o montante de 2 milhões e 636 mil euros. 

tags: