Home Património A Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu a conferência “TONGÓBRIGA, CIDADE TRANSDURIANA”
A Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu a conferência “TONGÓBRIGA, CIDADE TRANSDURIANA”
0

A Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu a conferência “TONGÓBRIGA, CIDADE TRANSDURIANA”

0
0

Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”

Até julho, mais 4 conferências percorrem o concelho de Felgueiras

A Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu, este sábado, dia 21, a conferência “Tongóbriga, Cidade Transduriana”. Esta conferência, que teve como orador o Prof. Doutor Lino Augusto Tavares Dias, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, insere-se no Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”, que contempla mais quatro conferências até julho.

As escavações que ”ressuscitaram” a cidade romana de Tongóbriga iniciaram-se em 1980 e mostram a qualidade desta cidade construída no século I, há cerca de 2000 anos. Um edital publicado pelo Imperador Augusto, recentemente descoberto em Espanha, indicia que a construção desta cidade, assim como outras edificadas na bacia do Douro, se inseriu numa estratégia política e económica que procurava viabilizar uma província transduriana em que o rio era a coluna vertebral.

Até julho, seguir-se-ão as conferências “O Castro da Senhora Aparecida” (26 de maio), “O Românico do Vale do Sousa” (16 de junho), “As necrópoles do concelho de Amarante” (7 de julho) e “A Igreja Velha de Lordelo” (21 de julho). Estas conferências decorrem todas às 15h00, num sábado, diferindo apenas no local de realização. O objetivo é percorrer o concelho com temáticas que fazem parte da História do Tâmega e Sousa.

 

Programação na íntegra:

ARQUEOLOGIA EM TERRAS DE SOUSA E TÂMEGA

Ciclo de Conferências

15h00

26 de maio | O Castro da Senhora Aparecida (Pinheiro, Felgueiras)

Oradores: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras/Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – FLUP) e José Ribeiro, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras

Local: Museu Casa do Assento – Friande

16 de junho | O Românico do Vale do Sousa

Orador: Dr. Manuel Luís Real, Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória -FLUP) e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Local: Casa do Adro – Pombeiro

7 de julho | As necrópoles do concelho de Amarante

Oradora: Drª Helena Portela

Local: Casa da Cultura Leonardo Coimbra

21 de julho | A Igreja Velha de Lordelo

Orador: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras e Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras do Porto – FLUP)

Local: Casa do Risco