Home Educação A Câmara de Lousada promove “Aprendiz por 1 dia” e envolve mais de 400 alunos
A Câmara de Lousada promove “Aprendiz por 1 dia” e envolve mais de 400 alunos
0

A Câmara de Lousada promove “Aprendiz por 1 dia” e envolve mais de 400 alunos

0
0

A Câmara de Lousada está a promover a 7.ª edição do “Aprendiz por 1 dia”, cuja base passa por proporcionar, aos alunos do concelho que frequentam o 9.º ano de escolaridade, um dia em que têm a possibilidade de experimentar a sua profissão de sonho.

Assim, o “Aprendiz por 1 Dia” tem inscritos 404 alunos, que estão a ser recebidos em 60 entidades/instituições, até à próxima sexta-feira, dia 6.

São 96 áreas profissionais, em áreas diversas como bioquímica, biologia marinha, desenho de construção civil, arquitetura e astronomia. Mas também há solicitações de jovens que pretendem ser agricultores, cozinheiras, costureiras, estilistas, camionistas, serralheiros, historiadores ou locutores de rádio e até mesmo um técnico de pirotecnia.

As instituições que vão receber os jovens de Lousada são, por exemplo, a Santa Casa ada Misericórdia de Lousada, o Centro de Saúde, o Planetário do Porto, o Instituto Português de Fotografia, a Rádio Vizela, o Zoo da Maia, a Nortávia, entre muitas outras que se associam a este projeto.

O “Aprendiz por 1 dia” é um projeto de orientação vocacional dirigido a alunos do 9º ano de escolaridade, cujo objetivo é a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro, numa perspetiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória.

Este projeto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).