Home Desporto “A Super Especial de Lousada é fantástica”
“A Super Especial de Lousada é fantástica”
0

“A Super Especial de Lousada é fantástica”

0
0

O Eurocircuito de Lousada recebeu, no dia 17 de maio, milhares de pessoas que assistiram à Super Especial que marcou o início do Vodafone Rally de Portugal. Foram quatro dias em que pilotos e público percorreram aproximadamente 350 quilómetros.

Para o Presidente do Automóvel Club de Portugal, Eng. Carlos Barbosa, “a Super Especial de Lousada é fantástica. Este ano contou ainda com mais espetadores do que no ano passado, com a particularidade de nos acolherem sempre muito bem. Lousada é, claramente, uma das capitais do automobilismo em Portugal e com esta prova os pilotos começam a aquecer os motores para a entrada nos troços do Rally de Portugal. Por tudo isto é fundamental ter esta prova no Eurocircuito da Costilha. Dá prazer vir a Lousada e ver esta Super Especial com este público”.

O Presidente do ACP destacou ainda que “a prova realizada em Lousada tem a novidade de colocar, lado a lado, na linha de partida pilotos portugueses e estrangeiros em competição direta, conferindo ainda mas emoção à Super Especial”.

O desporto automóvel é uma das principais marcas do Lousada

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “o ACP já nos habituou à excelência da organização, permitindo que o Rally de Portugal seja um dos melhores do mundo, senão mesmo o melhor. Mas também a nível local é muito importante destacar o papel do Clube Automóvel de Lousada que, mais uma vez, promoveu um espetáculo belíssimo. O público que esteve na Pista da Costilha a participar neste evento internacional é, sem dúvida, o mais importante fator para que tudo resulte”.

Relativamente ao número de espetadores que assistiu à prova o autarca afirmou “que se verificou um acréscimo face ao ano passado e isso prova que as pessoas continuam a gostar de Rally e de assistir a este espetáculo desportivo. A autarquia voltou a oferecer bilhetes de entrada a mil estudantes do concelho que frequentam o ensino secundário, tal como aconteceu na edição anterior. Esta é também uma forma de promover a paixão pelo Rally de Portugal. Não podemos esquecer que o desporto automóvel é uma das principais marcas do Lousada”.

Perante um evento desta dimensão o retorno económico é importante. Para o Dr. Pedro Machado “temos a consciência que o retorno é cada vez maior a nível direto, tal como têm confirmado os estudos publicados. Mas também a nível indireto, através da transmissão televisiva para mais de150 países, em que o concelho e a região são divulgados. Esta é, sem qualquer dúvida, uma valia incomensurável em que ninguém questiona a importância estratégica deste evento”.

Animação do Eurocircuito durante toda a tarde

A tarde contou com muita animação desde a abertura das portas do Eurocircuito onde os espetadores tiveram a oportunidade de assistir à atuação de DJ´s, seguida do Freestyle com Paulo Martinho, Supercars e S1600 de Rallycross RX e a prova Clássicos Desportivos, entre várias surpresas.

O Município de Lousada desenvolveu um conjunto de iniciativas com a finalidade de permitir aos mais jovens o contacto direto com esta modalidade. “Vem fazer parte do melhor público do Mundo” foi o desafio lançado, pelo segundo ano consecutivo, a todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico para criarem frases com as palavras “Lousada” e “Rally de Portugal”. As melhores propostas recebem como prémio dois bilhetes para assistirem à Super Especial de Lousada. Para os alunos que frequentam o ensino secundário no concelho de Lousada vão ser oferecidos bilhetes para que possam também assistir a esta etapa do Rally de Portugal.