Home Sociedade ABUSOS SEXUAIS A MENORES DEBATIDOS EM WORKSHOP NUMA INICIATIVA DA AFVTER EM CASTELO DE PAIVA
ABUSOS SEXUAIS A MENORES DEBATIDOS EM WORKSHOP NUMA INICIATIVA DA AFVTER EM CASTELO DE PAIVA
0

ABUSOS SEXUAIS A MENORES DEBATIDOS EM WORKSHOP NUMA INICIATIVA DA AFVTER EM CASTELO DE PAIVA

0
0

   A AFVTER – Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre os Rios promoveu no final da semana, no espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, um workshop orientado para a análise e debate sobre “abusos sexuais de menores “ que contou com um painel de oradores bastante qualificados e que cativou os participantes, a grande maioria técnicos das IPSS existentes no concelho.

                Depois das palavras de boas vindas de Augusto Moreira, actual presidente daAssociação dos Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, que agradeceu a presença dos palestrantes convidados para a análise e debate de uma temática que, infelizmente, continua actual, José Manuel Carvalho, vereador da Acção Social da edilidade paivense, realçou a importância e oportunidade da iniciativa e o seu alcance social, destacando o excelente naipe de oradores convidados, entre eles a participação do Prof. Dr. J. Pinto da Costa, um dos grandes especialistas em Portugal em medicina legal e psicologia forense.

     O autarca também considerou o tema em debate muito pertinente, congratulando-se pela possibilidade de ser debatido de forma franca e aberta, por gente qualificada e com muita experiencia nesta área de intervenção, aproveitando o momento para evidenciar o trabalho da AFVTER, parceira da Rede Social de Castelo de Paiva, com destaque para o CAT “ Crescer a Cores “, nomeadamente a sua louvável missão de acompanhamento e inclusão social de crianças e jovens em risco, em situação de desamparo familiar e social, com vista à integração numa perspectiva social e comunitária.

     José Manuel Carvalho ainda teve tempo para abordar algumas acções levadas a cabo pelo município enquadradas nesta área de actuação social e fez uma pequena retrospectiva do concelho, nomeadamente destacando o grande potencial turístico que o concelho apresenta, agora com novas dinâmicas e intervenções ao nível da requalificação das zonas ribeirinhas e do turismo da natureza que vão, certamente, trazer mais gente ao território.

     O programa do workshop contemplou as apresentações da Dr.ª Carla Ferreira –  Técnica Gestora Rede CARE- APAV  – Rede CARE que veio falar do “ Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual”, da Dra. Damiana Neves– Coordenadora de Investigação Criminal da Seção de investigação  dos Crimes Sexuais da Policia Judiciária que abordou a  “Investigação dos Crimes Sexuais”, assim como a Dra. Ana Isa Moura – Procuradora Tribunal Castelo de Paiva para fazer a análise dos “ Abusos Sexuais a Menores: Perspectiva Jurídica”.

    Na segunda metade do programa,  a Dra. Carla Maia – Médica Pedopsiquiatra – Centro Hospitalar Padre Américo, Penafiel veio a Castelo de Paiva falar sobre “ Abuso sexual na infância e na adolescência. Que sinais?” e a encerrar o painel esteve oProf. Doutor J. Pinto da Costa  – Professor Catedrático que proferiu uma reflexãoalusiva à idade nas Agressões Sexuais a Menores”

     O debate final, moderado pelo jornalista Roberto Moreira, sobre a problemática abordada foi participado e bastante enriquecedor tendo permitido partilhar opiniões, pontos de vistas sobre a forma como actuar com as autoridades e lidar com os trâmites legais e a delicadeza das situações nos mais diversos cenários.

         
Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas