Home Ambiente AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE PROMOVE ACÇÃO DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO EM CASTELO DE PAIVA
AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE PROMOVE ACÇÃO DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO EM CASTELO DE PAIVA
0

AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE PROMOVE ACÇÃO DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO EM CASTELO DE PAIVA

0
0

Sobre as “ Boas Práticas de Intervenção em Linhas de Água “

        A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai promover, no próximo dia 7 de Dezembro, às 18h30, nas instalações dos Paços do Concelho, uma Acção de Informação e Sensibilização orientada para o tema “ Boas práticas de intervenção em linhas de água “.

        O interesse da iniciativa está relacionado com uma abordagem mais detalhada sobre obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, destinado a proprietários das margens das linhas de água afectadas pelo incêndios, associações florestais, autarquias e população em geral, sendo principal orador Pedro Teiga,especialista em reabilitação de rios.

        Esta será, por certo, uma excelente oportunidade para ficar a conhecer as medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica, que devem ser sempre executados sobre orientação da autoridade nacional da água – APA ( Agência Portuguesa do Ambiente ), sendo da responsabilidade dos municípios, nos aglomerados urbanos, e dos proprietários nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos.

        Nesta Acção de Informação e Sensibilização serão abordadas as melhores soluções de intervenção em rios e ribeiras, nomeadamente os trabalhos que devem ser realizados ao nível de limpeza e desobstrução, nomeadamente o corte de material vegetal arbóreo e arbustivo, tendo sempre em conta a maior preservação da biodeversidade com consequente aumento dos serviços de ecossistema.

        Recorde-se que, ainda recentemente, foi assinado, nas instalações dos Paços do Concelho, um Protocolo de Colaboração entre o Rotary Clube de Castelo de Paiva, a Câmara Municipal e as juntas de freguesias de Santa Maria de Sardoura, S. Martinho de Sardoura, Real e União de Freguesia de Sobrado e Bairros, tendo em vista a Limpeza do Rio Sardoura, trabalhos que já estão a ser concretizados em diversas fases de intervenção.

    
Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas