Home Agricultura AGRIVAL CELEBRA 40 ANOS E ABRE PORTAS DIA 23 DE AGOSTO EM PENAFIEL
AGRIVAL CELEBRA 40 ANOS E ABRE PORTAS DIA 23 DE AGOSTO EM PENAFIEL
0

AGRIVAL CELEBRA 40 ANOS E ABRE PORTAS DIA 23 DE AGOSTO EM PENAFIEL

0
0

Adoção de copos reutilizáveis para combater a poluição do plástico é novidade nesta edição.

Certame abre portas dia 23 de agosto e vai contar com as atuações de Agir, Quim Barreiros, Bárbara Bandeira, Jimmy P & Piruka, entre outros

Maior feira agrícola do Norte e Centro do País espera milhares de visitantes

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber, a partir do próximo dia 23 de agosto e até ao dia 1 de setembro, a 40ª edição da Agrival – um certame que, através de 350 expositores, promove o que de melhor a região do Vale do Sousa tem para oferecer.

Esta feira agrícola, considerada a maior do norte e centro do País, acolhe, num espaço superior a 25.000 m2, expositores ligados à agricultura e ao gado, mas também a inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros.

Durante os 10 dias, a Agrival é visitada por milhares de pessoas, que, para além da vertente expositiva, têm ainda à disposição a 18ª Mostra de Gastronomia Nacional com diversos espaços de restauração, uma forte componente cultural e musical, provas de degustação do vinho verde e concursos de produtos tradicionais, como o da cebola, melão casca de carvalho, broa de milho, entre outros.

Este ano, a principal novidade prende-se com a eliminação dos copos de plástico, que serão substituídos por copos reutilizáveis, que os visitantes poderão adquirir por apenas 50 cêntimos e reutilizar durante os dias que pretenderem. Além disso e à semelhança dos anos anteriores, a aposta numa limpeza rápida e eficaz vai continuar.

O certame conta, mais uma vez, com um cartaz musical forte. Ao palco principal vão subir grandes artistas do panorama nacional, enquanto o palco secundário vai ser ocupado por grupos regionais de música tradicional e Dj’s.

Assim, o palco principal vai ser ocupado, no dia 23, pela atuação do Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e, no dia 24, pelos Anjos. Segue-se os concertos dos Calema, no dia 25, e do Quim Barreiros, no dia 26. Já na terça-feira (dia 27), vai ser a vez de Jimmy P & Piruka atuarem, seguidos pelo concerto de José Cid, no dia 28. As atuações de Bárbara Bandeira e de Fernando Daniel acontecem ambas no dia 29 de agosto. No dia 30, Agir vai subir ao palco principal, que vai ser, no dia seguinte (31 de agosto), ocupado por C4 Pedro. Todas as atuações têm início marcado para as 22h30, sendo que, nos dias 23, 24, 30 e 31, a banda Bolacha Maria, o pequeno penafidelense José Moreira, o Asig e o Neno vão abrir o palco principal às 22h.

Depois dos concertos dos cabeças de cartaz, a animação continua, no palco secundário, com os Dj’s Miguel Tika, Odnan & MC Magic, Luiz Rocha, Miguel Rendeiro, Bruno R, Arpi, Cancela, Meninos do Rio, Pinilha e a DJ internacional Olga Ryazanova. Além dos Dj’s, o segundo palco, recebe, no dia 27, os Concursos da Broa de Milho (16h) e do Pão-de-ló (17h) e, no dia 29, o Concurso do Melão Casca de Carvalho (17h). Ao longo dos 10 dias, este palco vai ser ainda animado por ranchos folclóricos, grupos de cantares e de dança, demonstrações de ginásios, entre outros.

Tal como em anos anteriores, a Agrival dedica um dia do certame a cada concelho do Vale do Sousa – Penafiel, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Amarante, Castelo de Paiva e Paços de Ferreira. Também a região da Galiza se junta a estes concelhos.

No dia 24, Dia de São Bartolomeu, o tradicional concurso de cebolas terá início às 10h, e a entrega de prémios está marcada para as 15h.

Inseridos na programação da Feira, realizam-se também, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições, no dia 26, o colóquio da CONFRAGI “A Política Agrícola Comum Pós 2020: Ponto da Situação e as implicações para a Região”, no dia 29, o colóquio “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora – Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola”, no dia 30, o fórum regional da agricultura “Agricultura com Segurança” e, no dia 31, o 7º capítulo da Confraria do Presunto e Cebola do Vale do Sousa.

No último dia da Agrival, 1 de setembro, vai decorrer, a partir das 9h, o “Passeio BTT – Agrival/2019”. No mesmo dia, às 15h, realiza-se o desfile de tractores com alfaias agrícolas, que tem inicio no Campo da Feira.

A programação da 39.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa encerra com o habitual concurso Miss Agrival e com o espectáculo piromusical.