Home Cultura ‘ARTE EM TRÂNSITO’ ANIMOU FELGUEIRAS
‘ARTE EM TRÂNSITO’ ANIMOU FELGUEIRAS
0

‘ARTE EM TRÂNSITO’ ANIMOU FELGUEIRAS

0
0

Para assinalar o Dia Mundial da Música

A ACLEM – Artes, Cultura e Lazer, Empresa Municipal, levou a arte ao encontro das pessoas. A iniciativa, denominada ‘Arte em Trânsito’, assinalou o Dia Mundial da Música, na passada segunda-feira, dia 1 de outubro.

Naquele dia, foram muitos os momentos musicais em vários locais do concelho, com o intuito de promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgando a sua diversidade, «porque ela não é apanágio apenas de alguns, mas um direito de todos. Em qualquer lugar ou circunstância a arte pode acontecer.», sustenta a organização.

A ação foi promovida em colaboração com a ‘Berço de Artes’, por Ana Betariz Bento (Ukelele e violino), José Miguel Babo (Ukelele e cavaquinho brasileiro) e José Afonso Sousa (percussão); e com o Conservatório de Música de Felgueiras, por Flávio Pereira (trompete), Martim Peneda (trompete), Mariana Oliveira (clarinete) e Maria Ferreira (clarinete).

‘Somewhere over lhe rainbow’ (música de Harold Arlen e letra de Yip Harburg, para o filme ‘O Feiticeiro de Oz’) e ‘Nobre Vagabundo’ (de Daniela Mercury), foram os temas interpretados pela ‘Berço de Artes’. Os alunos do Conservatório interpretaram o Hino da Alegria (excerto da 9 sinfonia de Beethoven).

O Dia Mundial da Música, celebra-se anualmente no dia 1 de outubro. Foi instituído pela primeira vez em 1975 pelo lnternational Music Council, instituição fundada pela Unesco. O seu objetivo é promover a arte musical em todos os sectores da sociedade e divulgar a sua diversidade. A Unesco pretende com esta iniciativa promover a paz e a amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

tags: