Home Sociedade Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo dinamiza projeto “Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos”
Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo dinamiza projeto “Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos”
0

Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo dinamiza projeto “Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos”

0
0

A ADASM- Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo está a implementar o projeto “Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos” no âmbito da Inovação Social, que foi iniciado em 2019 e está direcionado para pessoas com mais de 65 anos, em situação de isolamento, solidão, dependência e sem retaguarda familiar. Devido à Covid-19, a apresentação foi efetuada através do Facebook da instituição.

O principal objetivo passa pela criação de uma rede de proximidade informal que combata as necessidades das pessoas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a integração social através de pequenas ações e gestos do quotidiano. 

O projeto “Elos de Bons Tratos -Apadrinhar Idosos” está a ser desenvolvido por uma equipa de técnicas da ADASM e foca o seu trabalho em três grupos. Os participantes, que são pessoas com 65 anos ou mais e que se encontram em situação de isolamento, dependentes e sem retaguarda familiar. Os parceiros, que se apresentam como entidades coletivas ou individuais, que se associam à ADASM com o objetivo de realizar ou desenvolver projetos permitindo a cada uma das partes servir melhor a população. O objetivo dos parceiros passa pela identificação de possíveis beneficiários. O terceiro grupo é constituído pelos voluntários, cujo papel passa por se associarem ao projeto de forma livre e desinteressada, tendo em linha de conta as suas competências e o seu tempo livre, de modo a realizar ações de voluntariado na ADASM, mais concretamente no projeto ” Elos de Bons Tratos – Apadrinhar Idosos”.

Esta é uma forma de estra mais próximo de uma franja da população mais vulnerável e, para tal, quem pretender associar-se a este projeto pode efetuar a sua inscrição como voluntário, em áreas diversas, na ADASM, no sítio de internet ou presencialmente, no Banco de Voluntariado da Câmara Municipal ou através do site Portugal Voluntariado.