Home Ambiente Biofest Lousada promete animação com vida
Biofest Lousada promete animação com vida
0

Biofest Lousada promete animação com vida

0
0

Conferências e ateliês, mercado de empreendedorismo verde e ações de educação ambiental, caminhadas, animação infantil e música são as iniciativas sugeridas para o próximo fim de semana. O programa do Biofest apresenta ainda muitas sessões de teatro em vários locais do concelho.

A abertura ocorre nesta sexta-feira, dia 9, às 21h30, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com a estreia da peça “Exploradores da Serra”, do Teatro de Montemuro, com encenação de José Carretas.

Quando, no sábado, às 21h30, novamente no Parque Urbano tiver início o concerto dos Be-don, arrancam também em simultâneo quatro sessões de teatro nas zonas de lazer do concelho: o Teatro Experimental Magnetense apresenta “Eu, Manuel Inácio, Quero Ser Santo” no Parque de Vilar; o Teatro Linha 5 exibe “Alice no País das Armadilhas” no Parque do Amial; a companhia Vidas em Cena estreia “D. Quixote de la Mancha nas Terras de Louzada” no Parque de Casais e o grupo Letras 100 Cessar representa “Epopeia”, no Parque de Sousela.

Esta participação dos grupos amadores concelhios tem a coordenação geral de Fernando Moreira, que desenvolve, há mais de 25 anos, intensa atividade teatral, colaborando, nomeadamente, com o Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe, Teatro Artimagem, Jangada Teatro e Culturgest. O seu perfil enquanto ator, encenador e dramaturgo, o conhecimento da realidade do concelho e a sua apetência relativamente às características dos grupos amadores ofereceram plenas garantias para um trabalho de qualidade.

O programa do Festival estende-se também durante a tarde de sábado com oficinas de construção de ninhos para fauna no Parque de Casais, de interpretação de indícios de fauna silvestre no Parque de Sousela, identificação de flora e construção de herbários no Parque do Amial, e ateliê de identificação de borboletas e outros insetos no Parque de Vilar. No Parque Urbano, juntamente com um mercado verde, decorrem conferências e “workshops”.

Para domingo está agendada uma caminhada com desafios de interpretação da natureza, oficinas de educação ambiental, mercado verde, tenda infantil e animação de rua.

O Festival, integrado no Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade, enquadra assim os parques de lazer do concelho como espaços multidimensionais, combinando a fruição da natureza, educação ambiental, programação cultural e ocupação de tempos livres.

CM Lousada