Home Ambiente Câmara de Paredes já intervencionou 107 ninhos de vespa asiática entre abril e julho deste ano
Câmara de Paredes já intervencionou 107 ninhos de vespa asiática entre abril e julho deste ano
0

Câmara de Paredes já intervencionou 107 ninhos de vespa asiática entre abril e julho deste ano

0
0

A Câmara Municipal de Paredes, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da parceria com a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental, já destruiu, este ano, 107 ninhos de vespa asiática, em todas as freguesias do Concelho. A intervenção média, desde que é reportada fica resolvida, demorou menos de 8 horas.

A eliminação de vespeiros ocorreu na época 2020/2021, entre 8 de abril e 31 de julho, com a resolução de todos os casos reportados.

Refira-se que na época 2019/2020, entre 24 de abril de 2019 e 7 de abril de 2020, foram reportados e exterminados 528 ninhos de vespa asiática.

“A eficácia deste serviço garantido e pago pela autarquia permitiu atuar atempadamente e resolver o problema da vespa asiática em todo o Concelho”, salienta o Vereador da Proteção Civil, Elias Barros.

Segundo o Vereador da Proteção Civil, “estas operações são realizadas por técnicos especializados e capacitados que vão para o terreno devidamente equipados para o efeito, assegurando, desta forma, uma maior proteção e segurança das populações”.

Recorde-se também que, no início do ano, foram colocadas cerca de uma centena de armadilhas para captura de vespas asiáticas. Esta medida serviu também para atuar de forma precoce na deteção do inseto invasor e contribuir para a rápida resposta na sua erradicação.

O Município alerta a população que identificar vespeiros para contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do 255788800 ou e-mail protecao.civil@cm-paredes.pt. Os Munícipes podem ainda contactar a Junta de Freguesia da área de residência.