Home Património Centro de Interpretação do Românico abre ao público esta quinta-feira
Centro de Interpretação do Românico abre ao público esta quinta-feira
0

Centro de Interpretação do Românico abre ao público esta quinta-feira

0
0

O Centro de Interpretação do Românico (CIR), localizado na Praça das Pocinhas em Lousada, vai ser aberto ao público, de modo oficial, na próxima quinta-feira, dia 27, pelas 10h00.

Assim, entre quinta-feira e sábado o público vai ter a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao CIR, assim como participar em diversas atividades agendadas.

Na sexta-feira, dia 28, o tema em destaque é “Arte no Românico”, com visita guiada e desenho de observação a partir do exterior. Esta ações vão ter lugar entre as 10h00 e as 12h30. A tarde vai ser dedicada ao Teatro de Marionetas com a apresentação do trabalho “Era uma vez o rei conquistador”, tendo com destinatário o público pré-escolar e para a qual é necessária inscrição prévia.

A partir das 21h30, o Auditório Municipal de Lousada vai ser palco do concerto de Tributo a Bob Dylan, com John Wesley Harding & a Banda de Música da ACML. Este espetáculo insere-se no programa de Inauguração do CIR e também das Comemorações do Dia Mundial de Turismo e Jornadas Europeias do Património. A entrada é gratuita, mas é necessário efetuar reserva dos lugares, na ACML ou na Loja Interativa de Turismo.

No sábado, dia 29, o tema das atividades é “O percurso das memórias do Românico”, com visita guiada ao CIR e uma oficina de pintura a fresco, durante a manhã. A tarde vai ser dedicada a oficinas temáticas, em que vão estar em destaque construção de monumentos 3D, siglas, puzzles e jogos didáticos.

Domingo é o último dia de comemorações e a manhã começa com a visita guiada às “Memórias e documentos – o Românico em Lousada”, entre as 9h30 e as 13h00. O percurso começa na Igreja de Aveleda, passando depois pela Ponte da Veiga e pela Torre de Vilar. Para participar é necessário efetuar a inscrição em http://www.cm-lousada.pt/pt/je-patrimonio. A manhã termina com a visita à Exposição Fotográfica no CIR. De tarde vão ser apresentados vários testemunhos sobre o Centro de Interpretação do Românico.