Home Saúde Cerca de 200 enfermeiros participam, hoje, nas Jornadas de Enfermagem do Departamento Médico do CHTS
Cerca de 200 enfermeiros participam, hoje, nas Jornadas de Enfermagem do Departamento Médico do CHTS
0

Cerca de 200 enfermeiros participam, hoje, nas Jornadas de Enfermagem do Departamento Médico do CHTS

0
0

Jornadas de Enfermagem debatem os “Desafios no Cuidar”

Estão a decorrer, no Hospital Padre Américo, as Jornadas de Enfermagem do Departamento Médico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Os trabalhos iniciaram-se esta manhã com cerca de 200 participantes. Elsa Pinto, enfermeira responsável do Departamento Médico, agradeceu a presença de todos aqueles que têm como modo de vida “o cuidar”.

Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, no seu discurso fez questão de salientar “o importante papel dos enfermeiros na humanização dos cuidados à nossa população”.

José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, frisou que “cuidar é a essência da enfermagem e os cuidados prestados são a resposta às necessidades das pessoas. O tema desta iniciativa é, assim, o mais adequado para umas jornadas de enfermagem”.

“Em equipa, o trabalho divide-se e os resultados multiplicam-se”, afirmou Carla Fraga, diretora do Departamento Médico, numa clara referência à importância do trabalho desempenhado por todos os profissionais de saúde na prestação de cuidados aos doentes.

Enfermeiros do CHTS e de diferentes unidades hospitalares do país são os oradores e do programa fazem parte tópicos como “Indicadores de qualidade dos cuidados de enfermagem”; “Transições: a perspetiva prática de um modelo teórico”; “Transições saúde/doença – Clínica de insuficiência cardíaca do CHTS”; “Transição para o papel de prestador de cuidados na alimentação por SNG”; “UCC de Baião… viver mais e melhor”; “Precauções básicas do controlo de infeção e resistência microbiana”; “Presente e futuro”; “Antibiotic stewardship e o papel do enfermeiro”; “Antes e após o surto”; “Cuidados paliativos: pensar para além da farmacologia”; “Comunicação em cuidados paliativos”; “Espiritualidade” e “Restrição da atividade física: um mal necessário.

“O impacto das políticas de saúde na Enfermagem” é a conferência de encerramento e será proferida, pelas 17h30,  por José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS.

tags: