Home Saúde CHTS assinala, hoje, o Dia Mundial da Diabetes com atividades em escolas da região e rastreios em Penafiel e Amarante
CHTS assinala, hoje, o Dia Mundial da Diabetes com atividades em escolas da região e rastreios em Penafiel e Amarante
0

CHTS assinala, hoje, o Dia Mundial da Diabetes com atividades em escolas da região e rastreios em Penafiel e Amarante

0
0

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo de Diabetes, assinala dia 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes com a realização de conferências em quatro escolas da região e rastreios à população nos hospitais de Penafiel e Amarante.

Hoje, entre as 10h00 e as 12h30, decorrem, nas consultas externas do Hospital Padre Américo e do Hospital de Amarante, rastreios de diabetes e hipertensão.

Haverá também, durante a manhã e em simultâneo, atividades de promoção da saúde dirigidas aos alunos nas Escolas Secundárias de Paredes, Amarante, Joaquim de Araújo, em Penafiel, e Escola Básica de Penafiel Sul. Profissionais do CHTS vão estar nestas escolas para falar sobre diversos aspetos relacionados com a diabetes, nomeadamente, controlo, prevenção e alimentação saudável.

No âmbito destas comemorações, a fachada do Hospital de Amarante e a estátua do Padre Américo no Hospital de Penafiel, vão estar iluminadas de azul.

Os Municípios da região foram também convidados a associarem-se a esta causa, iluminando um monumento ou edifício de azul.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”. O tema deste ano é “A Diabetes também afeta as famílias”.

A Diabetes é uma doença “silenciosa” e, no caso da Diabetes Tipo 2, a mudança de estilos de vida serve como forma de prevenir e controlar a doença.

As principais complicações crónicas desta patologia são Neuropatia e Amputação (Pé Diabético); Retinopatia; Nefropatia e Doença cardiovascular (DCV).

Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade. Em julho deste ano, o CHTS passou a ter a primeira Clínica dedicada ao Pé Diabético no Serviço nacional de Saúde.

Prevalência da Diabetes em Portugal

Segundo dados do último relatório do Observatório Nacional da Diabetes, em 2015 a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,3%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem Diabetes.

O impacto do envelhecimento da estrutura etária da população portuguesa (20-79 anos) refletiu-se num aumento de 1,6 pontos percentuais (p.p.) da taxa de prevalência da Diabetes entre 2009 e 2015, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 13,5%.

Em termos de composição da taxa de prevalência da Diabetes, em 56% dos indivíduos esta já havia sido diagnosticada e em 44% ainda não tinha sido diagnosticada.

tags: