Home Saúde CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas de enfermagem
CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas de enfermagem

CHTS assinalou Dia Internacional do Enfermeiro com jornadas de enfermagem

0
0

Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’ atribuído a trabalho da UCIP

Encontro promoveu reflexão sobre o contributo dos enfermeiros e a prestação de cuidados de saúde

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) acolheu este sábado, dia 12 de maio, uma conferência alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro. Neste encontro foi também entregue, pela primeira vez, o Prémio ‘Enfermeira Arminda Mendes Costa’, criado o ano passado com o objetivo de premiar trabalhos de investigação na área de enfermagem realizados no CHTS.

O prémio de investigação em enfermagem foi atribuído ao trabalho “Articular e Movimentar na UCIP – Programa de Melhoria Contínua da Qualidade” que foi entregue a Andrea Dias, enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e Polivalente (UCIP) e autora do trabalho, por Arminda Mendes Costa, José Ribeiro, enfermeiro-diretor do CHTS, e Cristina Pinto, enfermeira-chefe do Serviço de Medicina Intensiva.

Com mais de uma centena de participantes, a sessão de abertura contou com a presença de Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, José Ribeiro, enfermeiro-diretor, Paula Guimarães, elemento da Comissão Organizadora, e José Manuel de Oliveira da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo.

No final do encontro, José Ribeiro afirmou que, “como enfermeiro-diretor do CHTS, em meu nome e pelos doentes, estou muito orgulhoso e grato pela equipa de enfermagem que temos. Temos cada vez mais especialistas / peritos, temos cada vez mais capacidade para intervenções de enfermagem inovadoras e especializadas e só podemos fazê-lo porque temos enfermeiros muito dedicados e competentes. Sofrem, em muitas circunstâncias, mas nunca abdicaram de procurar o melhor para os doentes que tratam todos os dias

O programa do encontro dividiu-se por três mesas, tendo como temas principais a Saúde – Direito Humano; Cuidados de Enfermagem Diferenciados/Diferenciação dos Cuidados de Enfermagem e Saúde – Direito Humano: Abordagem de Questões de Modelo Organizativo.

Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Augusta Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros em 2008/2011 e 2004/2007, Filipe Pereira, professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer – DGS, Abílio Teixeira, enfermeiro no Centro Hospitalar do Porto e investigador na CINTESIS, e Pedro Melo, docente no Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa, foram os oradores convidados destas jornadas de enfermagem.

Este encontro marcou ainda o encerramento das diferentes atividades realizadas pelas equipas de enfermagem ao longo da semana, nos vários concelhos da região do Tâmega e Sousa, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro cujo mote deste ano, lançado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, foi “Não importa o local, não importa o contexto, os cuidados de saúde devem ser acessíveis a todos”.

tags: