Home Saúde CHTS assinalou o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral
CHTS assinalou o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral
0

CHTS assinalou o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral

0
0

Emergência pré-hospitalar é fundamental no tratamento do AVC

O Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado oficialmente a 31 de março, foi assinalado hoje, 21 de março, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

O encontro, organizado pelo Serviço de Medicina Interna que integra a Unidade de AVC, juntou profissionais de saúde e profissionais de emergência pré-hospitalar em torno de temas relacionados com as melhores práticas de atuação em doentes acometidos por AVC.

Na sessão de abertura, José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, elogiou o Serviço de Medicina Interna pela iniciativa que “evidencia a importância do papel dos bombeiros na fase pré-hospitalar para a rápida e correta intervenção hospitalar. Só trabalhando bem em equipa se pode oferecer melhores cuidados e cuidados mais seguros à população”.

André Silva, vogal do Conselho de Administração do CHTS, sublinhou também que “estas iniciativas se traduzem numa prestação de cuidados de qualidade e, no AVC, a rapidez dessa resposta de qualidade é determinante”.

Entre enfermeiros, bombeiros e médicos, o programa contou com vários oradores e abordou temas como a Via Verde do AVC, o tratamento pré-hospitalar e também evidências sobre o futuro no tratamento do AVC.

O coordenador da Unidade de AVC do CHTS, Vítor Fagundes, fez também uma intervenção dedicada ao tema “AVC – tratamento da fase aguda”.

Esta atividade contou com o apoio da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) que, todos os anos, por esta altura, se junta às várias atividades que, de Norte a Sul do País, são organizadas por várias unidades de saúde no sentido de chamar a atenção e de informar a população sobre a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal: o AVC.

Está já marcado para o outubro um novo encontro dedicado ao AVC, mas desta feita será dirigido à população.

tags: