Home Economia CIM do Tâmega e Sousa participou na reunião de arranque do projeto europeu DigiBEST
CIM do Tâmega e Sousa participou na reunião de arranque do projeto europeu DigiBEST
0

CIM do Tâmega e Sousa participou na reunião de arranque do projeto europeu DigiBEST

0
0

Primeira visita de estudo do projeto irá decorrer no Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) esteve presente na reunião de arranque do projeto europeu DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, que decorreu na semana passada, nos dias 12 e 13, em Riga, na Letónia.

Durante a reunião foi apresentado o plano de trabalhos a implementar durante os próximos quatro anos – até julho de 2023 –, com o objetivo de promover a digitalização do ecossistema empresarial como uma importante ferramenta para aumentar a empregabilidade e a competitividade. 

Para a concretização deste objetivo o projeto incluirá uma avaliação da situação económica atual de cada um dos países envolvidos, com particular referência às barreiras que se colocam à modernização e digitalização das empresas, bem como às soluções para dirimir essas situações. Será ainda realizado um estudo das necessidades digitais das PME e serão identificadas as razões que dificultam o uso das ferramentas digitais. 

No final, cada parceiro deverá definir um plano de ação com propostas de melhoria das políticas existentes, no sentido de promover a transformação digital através do uso de tecnologia e modelos de negócios inovadores.

À reunião de arranque segue-se a primeira visita de estudo do projeto, que irá decorrer em dezembro deste ano, no Tâmega e Sousa.

A par da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto DigiBEST mais seis entidades de cinco países europeus: o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, entidade que lidera o projeto, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).

O projeto DigiBEST é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa Interreg Europe.