Home Saúde Concelhos da área de influência do CHTS recebem as várias atividades da Semana do Enfermeiro
Concelhos da área de influência do CHTS recebem as várias atividades da Semana do Enfermeiro
0

Concelhos da área de influência do CHTS recebem as várias atividades da Semana do Enfermeiro

0
0

Meninos do Jardim-escola João de Deus, em Penafiel, aprenderam como agir numa situação de emergência

No âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de maio, as equipas de enfermagem dos vários departamentos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organizam a Semana do Enfermeiro com várias atividades, que decorrem até dia 12 de maio, nos concelhos da área de influência do CHTS.

As atividades culminam com um encontro de enfermagem, no dia 12 de maio, pelas 09h00 da manhã, a realizar no auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

No dia 7, o CHTS recebeu a visita de Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros que, para além de reunir com os enfermeiros, esteve também presente em duas atividades da Semana do Enfermeiro.

Atividades da Semana do Enfermeiro do CHTS decorrem até 12 de maio

A primeira atividade desta iniciativa, organizada pelos enfermeiros do Serviço de Medicina Intensiva, teve lugar no passado domingo, 6 de maio, e foi realizado em Penafiel um convívio que juntou 84 profissionais, familiares e utentes que estiveram internados na Unidade de Cuidados Intensivos.

Este convívio teve como objetivo a partilha da experiência vivenciada pelos doentes e seus familiares durante o período de internamento.

No dia 7 de maio, a equipa de enfermagem do Serviço de Cirurgia esteve na Escola de Carreira, Avessadas e Rosém, no Marco de Canaveses, para uma aula sobre a importância da lavagem das mãos na prevenção da infeção.

Em Penafiel, o Jardim-escola João de Deus recebeu a equipa de enfermagem da Urgência Pediátrica e os alunos, entre os 5 e os 7 anos de idade, aprenderam como agir em situação de emergência, nomeadamente reconhecer uma vítima em paragem cardiorrespiratória, ligar para o 112 e até praticar nos seus peluches e bonecos as manobras de Suporte Básico de Vida.

Os enfermeiros do Serviço de Ortopedia, na tarde de ontem, organizaram uma caminhada com utentes submetidos a artroplastia, no Parque da Cidade de Paredes. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, marcou presença na iniciativa.

A bastonária dos enfermeiros esteve também presente na última atividade deste dia, realizada pela equipa da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, que consistiu numa ação de apoio aos peregrinos na Escola Livre de Oliveira de Azeméis.

Ontem, 8 de maio, em Cinfães será feita uma conferência sobre prevenção e tratamento das infeções urinárias pelos enfermeiros do Serviço de Especialidades Cirúrgicas.

 Em Paços de Ferreira, o Serviço de Urgência Geral realiza uma ação de sensibilização sobre Doenças Cardiovasculares, aberta à comunidade em geral.

No Marco de Canaveses, as equipas de enfermagem de Neonatologia e Pediatria vão à Escola EB1 da Feira Nova falar sobre a profissão de enfermeiro.

Hoje, 9 de maio, em Amarante, no Mercado Municipal, a equipa de enfermagem vai realizar rastreios para avaliação da diabetes e tensão arterial.

A 10 de maio, em Resende, será realizada uma ação de sensibilização sobre Síndrome Coronário Agudo.

Em Felgueiras, na Escola EB1 da Lixa, haverá mais uma ação de Suporte Básico de Vida para crianças.

Em Baião, no Agrupamento de Escolas de Ovil, os alunos do secundário vão aprender Suporte Básico de Vida com o Serviço de Urgência Geral.

No dia 11 de maio, a Escola Secundária de Castelo de Paiva recebe a equipa de enfermagem do Obstetrícia e Ginecologia para uma palestra sobre “Sexualidade e Contraceção”.

Na Escola Secundária de Lousada, os enfermeiros do Serviço de medicina Intensiva vão falar sobre a Tuberculose.