Home Música Concerto de Páscoa dia 7 abril pelo Orfeão da Fundação A LORD
Concerto de Páscoa dia 7 abril pelo Orfeão da Fundação A LORD
0

Concerto de Páscoa dia 7 abril pelo Orfeão da Fundação A LORD

0
0

No próximo sábado, dia 7 de abril, realizar-se-á o habitual Concerto de Páscoa, pelo Orfeão da Fundação A LORD, acompanhado por um Quarteto de Cordas, no Salão Paroquial de Lordelo (Paredes), pelas 21h30.

A entrada é livre!

ORFEÃO DA FUNDAÇÃO A LORD

A tradição musical em Lordelo (Paredes) remonta à primeira metade do século XX, época em que o Maestro Vergílio Pereira fundou, nesta cidade, o Orfeão Castro Araújo que obteve a medalha de ouro no 1.º Concurso Orfeónico, realizado na cidade do Porto, em 1932.

Tentando retomar esta tradição, criou-se, em 1998, o Orfeão da Fundação A LORD, com o objetivo de continuar a sensibilizar a população para esta área cultural, incutindo-lhe o gosto pela música e permitindo ocupar, de forma profícua, os seus tempos de lazer.

Este coral é constituído por cerca de 27 elementos. Interpreta música vocal a capella, abrangendo, contudo, no seu repertório os mais diversos estilos.

A partir do ano 2000, e apesar da sua juventude, começou a participar em alguns eventos culturais organizados pela Fundação A LORD, tais como o OrffLORD – Festival de Orfeões – e concertos de Páscoa e Natal. Tem vindo a apresentar-se em várias localidades do nosso País, destacando-se a sua participação, em colaboração com outros coros, num memorável concerto realizado na cidade do Porto, no dia 24 de junho de 2002, sob a direção do Cónego Ferreira dos Santos.

Em 2007, tendo em vista divulgar o trabalho já realizado, gravou um CD onde uma boa parte do seu repertório ficou registada. Através dos seus concertos, tem dado a conhecer a cidade de Lordelo e a sua Fundação.

Em abril de 2011, efetuou a sua primeira internacionalização ao participar no VIII Certame de Habaneras de Naron (Espanha).

O Orfeão da Fundação A LORD é dirigido pelo Maestro Luís Bovião Monteiro desde o seu início, tendo sido apresentado pela primeira vez em público, no dia 16 de junho de 1999, aquando do primeiro aniversário da Fundação A LORD.

 

MAESTRO MANUEL LUÍS BOVIÃO MONTEIRO

Manuel Luís Bovião Monteiro nasceu na cidade do Porto, em 1972, iniciando os seus estudos musicais aos 10 anos, na Escola de Música da Banda de Rio Tinto.

Com 16 anos, ingressou na classe de trompete do Conservatório de Música do Porto, apresentando-se, enquanto trompetista e elemento do Coro de Câmara, em inúmeros concertos promovidos por este Conservatório.

Em 1991, frequentou como trompetista o XVIII Curso de Jovens Músicos, promovido pelo INATEL. De 1993 a 1995, integrou a Orquestra de Câmara HARPA, tendo passado por diversas bandas filarmónicas. De 1996 a 2008, destacou-se a sua colaboração com a Banda de Música da Trofa.

Ingressou no Instituto Superior de Contabilidade do Porto (ISCAP), em 1991, tendo, nesse ano, fundado a Tuna de Contabilidade do Porto, onde permaneceu até 1998.

Em 1995, foi convidado a fazer parte do Coro Cláudio Carneyro, destacando-se a sua deslocação a Inglaterra a convite da Associação Oporto/Bristol, em 2000.

Em 2005, participou no Festival Internacional de Música de Óbidos e em diversas apresentações do evento Música em São Roque, Lisboa.

Participou em vários cursos de direção, salientando-se os realizados pelos maestros Robert Houllian, Marcel Van Bree e Baldur Brönnimann.

Em 2004 e 2007, foi convidado a deslocar-se a Ponta Delgada, Açores, a convite do Coral de São José, para participar nos concertos da “Petite Messe Solennelle” de Giocchino Rossini e “Requiem” de Verdi.

Em 2004 e 2005, foi maestro da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua.

É maestro do Coro Litúrgico da Capela de N.ª S.ª da Ponte, em Rio Tinto, a partir de 2005.

Dirige o Orfeão da Fundação A LORD desde a sua criação, em 1998.

 

REPERTÓRIO

Et in terra pax
Mary Lynn Lightfoot

Avé Maria
Giulio Caccini

I Love the Lord (Be Still My Soul)
Jean Sibelius / Arr. Ronald Staheli

The Lord bless you and keep you
John Rutter

Amazing Grace (Espiritual Negro)
J. Newton

Here i am, Lord
Dan Schutte / Arr. Mark Hayes

The Prayer
Carole Sager / David Foster

You raise me up
Brendan Graham / Rolf Lovland

Hallelujah (Shrek)
Leonard Cohen / Arr. Roger Emerson

Freedom (Espiritual Negro)
Anónimo

Can’t help falling in love
G. Weiss / H. Peretti / L. Creatore

Deliver us (The Prince of Egypt)
Stephen Schwartz

When you believe (The Prince of Egypt)
Stephen Schwartz

Hail holy Queen
Sister Act

He never failed me yet
Robert Ray