Home Educação Dia Mundial da Alimentação foi celebrado nas escolas de Lousada
Dia Mundial da Alimentação foi celebrado nas escolas de Lousada
0

Dia Mundial da Alimentação foi celebrado nas escolas de Lousada

0
0

Assinalou-se na passada sexta-feira, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação a que a autarquia se associou, mais uma vez, em colaboração com as escolas. A iniciativa teve como destinatários principais os alunos que frequentam os jardins de infância e o 1.º ciclo. 

Tal como acontece uma vez por mês em todos estes estabelecimentos de ensino, a ementa foi vegetariana, com Salada Delícia para todos os alunos. 

As crianças tiveram ainda uma surpresa, na hora do lanche ou da sobremesa, onde foram servidas espetadas de marshmelows, acompanhadas por uma peça de fruta. 

Foi também distribuído um postal com sugestões saudáveis para que os mais novos possam confecionar em família alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, promovendo a prática de hábitos e refeições saudáveis em família. 

Alimentação saudável nas escolas 

A autarquia tem a seu cargo 28 refeitórios escolares onde são confecionadas e servidas as refeições às crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo. Alimentação saudável é a palavra de ordem para que os mais novos consumam alimentos de qualidade e de acordo com as suas necessidades. 

Assim, a elaboração das ementas conta com a colaboração da nutricionista do Centro de Saúde. Peixe e carne, legumes, vegetais e fruta são a base das refeições servidas. No ano letivo passado foi introduzida a ementa vegetariana, que este ano vai ter continuidade com o objetivo de criar hábitos alimentares saudáveis nos mais novos. 

O valor da refeição é de 1,46 euros, beneficiando de isenção ou redução do pagamento os alunos com escalão de abono 1 ou 2. 

Os mais novos, alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, têm também um lanche diário, oferecido pela autarquia, distribuído de manhã ou à tarde, com o leite escolar e um pão com manteiga, queijo, fiambre ou compota. As crianças que usufruam de prolongamento têm ainda um lanche extra. 

No seguimento do consumo de alimentos saudáveis, continua a ser distribuída uma peça de fruta, duas vezes por semana, aos alunos destes níveis de ensino, uma medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar. 

Com o aparecimento da Covid-19 estão a ser implementadas medidas de prevenção, nomeadamente no que concerne ao modo como as refeições são servidas. Assim, lanches e almoço são servidos faseadamente e com grupos mais pequenos, de modo a evitar contactos. Foram colocados dispensadores de gel desinfetante nas salas de aula e nos espaços comuns como os refeitórios, cozinha e salas de prolongamento. 

tags: