Home Educação EBS de Nevogilde, Lousada é a primeira “Escola Amiga da Criança”
EBS de Nevogilde, Lousada é a primeira “Escola Amiga da Criança”
0

EBS de Nevogilde, Lousada é a primeira “Escola Amiga da Criança”

0
0

A Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde) foi a primeira “Escola Amiga da Criança”, fruto do resultado do concurso promovido pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e pela LeYa, onde a iniciativa ‘República dos Jovens’ saiu vencedora. O prémio tem um valor de 5 mil euros em livros, à escolha, para a biblioteca da escola.

A cerimónia, que se realizou na sexta-feira, dia 9, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, da Diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Luísa Lopes, do Dr. Eduardo Sá, Embaixador do projeto “Escola Amiga da Criança”, do Dr. Tiago Morais Sarmento, Administrador do Grupo LeYa, e do Dr. Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP.

Na cerimónia de entrega do prémio o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, começou por destacar que “este é um momento singular e de grande alegria para todos nós. É importante referenciar que em mil candidaturas a nível nacional, foi escolhido este projeto de Lousada ‘República dos Jovens’”.

O Presidente da Câmara teve ainda oportunidade de referir que “os quatro agrupamentos de escolas do concelho foram distinguidos, há poucas semanas, com o primeiro Selo Protetor da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, evidenciando que são escolas que cuidam das crianças. O facto de estarmos nesta cerimónia não é um acaso, mas o resultado de um trabalho sério, muito empenhado e de grande qualidade que se faz na área da educação em Lousada”.

Relativamente a este projeto em concreto “há que dar os parabéns a todos os intervenientes, mas em particular às crianças e jovens desta escola. Este projeto consegue, com toda a simplicidade, colocar os alunos a falar entre si e com os agentes educativos sobre as problemáticas da escola, pensar em soluções e decidir. Desta forma, os alunos assumem um papel ativo na escola, dando uma motivação adicional e despertando o interesse pelo meio escolar e por aquilo que os rodeia”.

No final da sua intervenção o Dr. Pedro Machado destacou que “este prémio será um alento ainda maior para que os alunos continuem a ser interessados e exerçam a cidadania e sejam pessoas livres e responsáveis”.

O projeto da EBS de Nevogilde é um exemplo de simplicidade e de sabedoria

O Dr. Eduardo Sá referiu que “a escola que queremos já nasceu. O exemplo dos mil projetos apresentados são a prova disso mesmo. O projeto da EBS de Nevogilde, que mereceu o nosso entusiasmo, é um exemplo de simplicidade e de sabedoria que só se torna possível quando a direção, os seus professores, os estudantes e os seus pais se tornam parceiros no mesmo amor pela escola”.

Com a instituição deste prémio “pretendemos que a escola se torne mais bonita, aconchegante e acolhedora. Uma escola comprometida com a troca de ideias, mas centrada no exercício de que a sabedoria se constrói sempre com o contraditório, de forma plural. As crianças gostam que a escola goste delas e nós gostamos que as crianças fujam para a escola”.

O Dr. Eduardo Sá anunciou que a 2.ª edição do prémio Escola Amiga da Criança já está a ser desenvolvida.

Esta escola não é, certamente luxuosa, mas é uma escola de luxo

A Dra. Luísa Lopes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, começou por explicar que “o projeto ‘República dos Jovens’ teve início há dois anos. O objetivo passava por permitir que os alunos tivessem um espaço onde fosse possível desenvolver as suas capacidades de cidadania e de intervenção de espírito democrático na escola. É esta intervenção que tem feito a mudança na escola, sendo disso exemplo as alterações feitas ao Regulamento Interno da Escola e ao Código de Conduta”.

A Dra. Luísa Lopes acrescentou ainda que “os diretores de turma são peças fundamentais, pois são eles que acompanham o projeto e sem o seu apoio não seria possível executá-lo”.

O Dr. Tiago Morais Sarmento, Administrador do Grupo LeYa, dirigiu-se aos alunos que integram a ‘República dos Jovens’ dizendo para que “nunca se esqueçam, durante o percurso escolar, que foram o projeto vencedor da 1.ª edição do prémio “Escola Amiga da Criança”. Importa agora partilhar estes projetos para que se criem mais iniciativas integradoras como esta”.

Esta escola não é, certamente luxuosa, mas é uma escola de luxo. Esta é uma escola que tem equipa com pessoas capazes de fazer coisas tão maravilhosas como é a República dos Jovens”, destacou o Dr. Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP.