Home Educação Ensino profissional é aposta de futuro para os empresários pacenses
Ensino profissional é aposta de futuro para os empresários pacenses
0

Ensino profissional é aposta de futuro para os empresários pacenses

0
0

No dia 10 de maio, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) participou,  conjuntamente com empresários do concelho, no Dia do Ensino Profissional na Escola Secundária de Paços de Ferreira. Para  o diretor executivo da AEPF, João Pedro Begonha, este tipo de iniciativas são essenciais para promover a cooperação institucional e fortalecer parcerias.

Pedro Oliveira da Sarimóveis, Samuel Santiago da Móveis Jota Barbosa  e Rui Carneiro da JCA Telecomunicações deram o seu testemunho numa sessão que teve casa cheia. Dezenas de alunos puderam conhecer de perto a realidade do mundo empresarial e as oportunidades profissionais existentes.  Para além dos testemunhos de ex-alunos, que partilharam a  sua experiência acerca dos cursos e suas saídas profissionais, também os empresários referiram a abertura do mercado para integrar novos trabalhadores.

Pedro Oliveira referiu que, para além do percurso académico, é essencial que os alunos olhem para as oportunidades de emprego com empenho e dedicação. Uma ideia partilhada por quase todos os presentes, que defendem que a integração nas empresas durante os estágios curriculares, quando olhada com seriedade e garra,  pode ser uma alavanca para o futuro profissional. Hélia Pimenta, responsável dos recursos humanos da AM Furniture, deu alguns exemplos de ex-alunos que  são hoje quadros da empresa, em resultado do trabalho realizado durante o estágio.

Samuel Santiago lembrou que Paços de Ferreira tem muito potencial para explorar e que as empresas procuram, cada vez mais, mão-de-obra qualificada, rematando que (na sua empresa) “não queremos os melhores, queremos os funcionários certos”.

A AEPF tem procurado reforçar a relação de cooperação com as instituições e empresas de Paços de Ferreira, mostrando disponibilidade para colaborar em mais iniciativas semelhantes.