Home Economia Feira de Lousada realizou-se ontem com novas regras
Feira de Lousada realizou-se ontem com novas regras
0

Feira de Lousada realizou-se ontem com novas regras

0
0

Redução de 50% do valor das taxas para os feirantes

Foi retomada ontem, dia 25, a realização da Feira de Lousada, após mais de dois meses de interrupção, por causa da Covid-19.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, que conjuntamente com os Vereadores passou pelo local, destaca que “foram ouvidos feirantes, e acolhidas as sugestões. Esta visita serviu ainda para anunciar a redução de 50% do valor das taxas devidas pela ocupação dos lugares de terrado na feira municipal”.

O Dr. Pedro Machado destacou ainda que “se espera que tudo volte o mais depressa possível à normalidade, sempre atendendo às condições de segurança e saúde pública”. Aliás, para a realização da Feira houve um trabalho de preparação prévio para que o funcionamento e receção dos clientes e feirantes fosse com total segurança.

Máscaras, desinfeções e distanciamento

Foi tornado público um conjunto de medidas que devem ser respeitadas em todas as feiras de Lousada e que se encontram elencadas no Plano de Contingência e Ação para prevenção de transmissão da infeção humana pela Covid-19.

Deve existir uma distância mínima de dois metros entre as pessoas, sendo o atendimento efetuado de forma organizada, limitado a um consumidor de cada vez, respeitando as regras de higiene e segurança.

É ainda solicitado às pessoas que permanecem no recinto da feira apenas o tempo estritamente necessário à aquisição dos bens, havendo um circuito diferente do habitual, em que tem de ser respeitado um circuito específico de entrada e de saída. 

Os feirantes vão disponibilizar solução antisséptica de base alcoólica aos clientes e, dentro do recinto da feira, o uso de máscara pelos feirantes e consumidores, pode ser complementado com o uso de viseira. 

Passa também a ser obrigatório, dentro do recinto da feira, o uso de luvas pelos feirantes e os artigos, principalmente os produtos alimentares, só podem ser manuseados por estes e seus colaboradores.

Uma outra alteração é relativa aos contentores disponíveis no interior do recinto para os resíduos e equipamentos de proteção individual, que devem ser acondicionados dentro de saco próprio e depositados nos respetivos contentores. Estes resíduos são, posteriormente, recolhidos e encaminhados para destino adequado. 

O Plano pode ser consultado na íntegra, de modo mais detalhado, no sítio de internet do Município (http://www.cm-lousada.pt/download/pt/ficheiros/feira-de-lousada-plano-de-contingencia-e-acao-para-prevencao-de-transmissao-da-infecao-humana-pelo-covid-19.pdf).

tags: