Home Educação FELGUEIRAS: CRIANÇAS DOAM ALIMENTOS PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
FELGUEIRAS: CRIANÇAS DOAM ALIMENTOS PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
0

FELGUEIRAS: CRIANÇAS DOAM ALIMENTOS PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

0
0

Na escola e em casa, são sensibilizadas para o desperdício alimentar

Hoje, as crianças de Felgueiras consumiram uma refeição ainda mais saudável, mas olhando para a comida de uma forma diferente, consciente. A ação aconteceu no âmbito do Dia Mundial da Alimentação: o Município de Felgueiras associou-se às comemorações desta data com uma panóplia de ações junto das escolas do concelho, do pré-escolar e 1.º ciclo. O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, e a Vereadora da Educação, Ana Medeiros, acompanharam uma das atividades e almoçaram com as crianças.

CRIANÇAS DE FELGUEIRAS ALMOÇARAM DE FORMA ‘CONSCIENTE’

A data celebra-se hoje, 16 de outubro, em todo o Mundo, sob o tema ‘As nossas ações são o nosso futuro”, escolhido pela FAO (Food and Agriculture Organization). Em Felgueiras, um almoço saudável deu arranque às celebrações. Assim, pelas várias escolas do concelho aderentes à iniciativa, as crianças foram desafiadas a participar na campanha ‘Consumo Consciente Respeita o Ambiente: 10g de alimento por cada prato vazio é doado pela EUREST a uma instituição de solidariedade’. O propósito foi e é sensibilizar os mais novos para o poder que as suas ações têm no mundo. Assim, as crianças fizeram a sua autoavaliação sobre se deixaram o prato vazio ou não, escolhendo uma das duas senhas previstas para a ação: 10g ou 0g. Os cálculos foram simples, bastando multiplicar o número de senhas (de 10g) por 10 gramas. Para sinalizar a campanha, os colaboradores da EUREST estiveram no local fardados com um avental colorido alusivo e registaram o número de senhas de 10g obtido.

Sopa de lentilhas com salsa, macarronada de salmão com cebolinho, salada de tomate, pepino e alface e salada de fruta (maçã, pera, pêssego e ananás), foram as propostas alimentares para o dia.

 

MAIS NOVOS VÃO SELECIONAR INSTITUIÇÕES PARA DOAR ALIMENTOS

Por cada refeição consumida na íntegra, serão doados 10g de alimento a uma instituição

A sensibilização acontece na escola e em casa. Durante as aulas, os docentes irão sensibilizar os seus alunos para esta temática, chamando a atenção para os conceitos da fome, do desperdício alimentar e da sustentabilidade. O propósito é que as crianças, em casa, junto dos encarregados de educação, pensem em três compromissos que a sua família poderá assumir para acabar com a fome no mundo. As ideias serão depois partilhadas na escola, no dia seguinte. Ainda em casa, as crianças são desafiadas a selecionarem uma instituição para doarem os alimentos. Da maioria dos votos recebidos, a escola elegerá as duas instituições mais votadas e que beneficiarão desta causa.

 

DESAFIO: FOME ZERO

Até 9 de novembro, as crianças dos 5 aos 19 anos são estimuladas a participar no concurso da FAO: o desafio centra-se na elaboração de um poster que ilustre a ideia de ‘Fome Zero’.  Os trabalhos vencedores de cada faixa etária serão divulgados em dezembro, no site da FAO, promovidos nos seus escritórios em todo o mundo e exibidos numa exposição na sede da FAO, em Roma. Receberão ainda um saco surpresa e um Certificado de Reconhecimento.

Também nos serviços municipais será promovida a campanha de sensibilização, através da distribuição de vários materiais informativos.

Com estas atividades, o Município de Felgueiras e as escolas, pretendem dar enfoque ao tema Erradicação da Fome, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS n.º 2) da Agenda 2030 ‘Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável’.

tags: