Home Ambiente FELGUEIRAS MELHORA A RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA JÁ EM 2019
FELGUEIRAS MELHORA A RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA JÁ EM 2019
0

FELGUEIRAS MELHORA A RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA JÁ EM 2019

0
0

Aprovado ontem, em reunião de Câmara, o lançamento de um novo concurso de prestação de serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos:

Investimento de 9,5 milhões de euros

Foi hoje aprovado, em reunião de Câmara descentralizada que se realizou na Junta de Freguesia de Jugueiros, o lançamento de um novo concurso de prestação de serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos. Assim, a partir do segundo trimestre de 2019, prevê-se a contentorização enterrada em algumas zonas de recolha diária do concelho de Felgueiras e uma significativa melhoria nos restantes circuitos, onde se prevê a recolha três vezes por semana. O objetivo é que que nenhum contentor fique mais de dois dias sem recolha.

Para Nuno Fonseca, Presidente do Município de Felgueiras, “esta mudança vem permitir dar uma melhor resposta às necessidades da população, que nos têm vindo a ser transmitidas desde a tomada de posse deste Executivo. Não podíamos ignorar esta situação, procurando uma solução economicamente sustentável e que tornasse o concelho mais limpo. A limpeza do nosso território é um dos nossos cartões de visita!”

A prestação destes serviços ao Município de Felgueiras continuará a ser executada através da Associação de Municípios do Vale do Sousa, em parceria com o Município de Lousada, sendo esta articulação entre municípios financeiramente benéfica.

O contrato antevê-se com uma duração de quatro anos, renovável uma única vez por igual período, embora não automaticamente. A continuidade da prestação de serviços depende de uma avaliação positiva ao desempenho da empresa prestadora do serviço. O investimento global nestes oito anos estima-se em 9,5 milhões de euros.

O autarca felgueirense acrescenta ainda que “as melhorias no calendário de recolha e a colocação de novas papeleiras e contentores melhorarão a oferta do serviço prestado, mas é importante que todos nós adotemos uma atitude consciente, depositando adequadamente os resíduos nos contentores, perto do horário previsto de recolha. O contributo de todos é fundamental para a manutenção dos espaços limpos.”