Home Sociedade FELGUEIRAS ‘VESTIU-SE’ DE ROSA
FELGUEIRAS ‘VESTIU-SE’ DE ROSA
0

FELGUEIRAS ‘VESTIU-SE’ DE ROSA

0
0

30 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama

Ação pretendeu sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama

Hoje, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, os colaboradores da Câmara Municipal de Felgueiras e a população ‘vestiram-se’ de rosa para assinalar a ‘Onda Rosa’: pelas 11h30, juntaram-se em frente à Câmara Municipal para uma fotografia que marcou o encerramento da ação de sensibilização a que Felgueiras aderiu.

A iniciativa aconteceu no âmbito da campanha promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o objetivo de sensibilizar todos para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Recorde-se que Felgueiras aderiu à causa a 16 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde da Mama, com a colocação de um laço cor de rosa gigante na fachada da Câmara Municipal. Durante este período, foram entregues flyers explicativos desta doença e das formas de a prevenir, em vários espaços do concelho.

 

ONDA ROSA ASSINALADA MUNDIALMENTE

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A campanha da LPCC acontece pelo 4º ano consecutivo e no ano passado contou com a participação de quase 600 instituições.

 

Participar na ONDA ROSA está ao alcance de todos!

tags: