Home Lazer Festa da Senhora Aparecida de 10 a 15 de agosto
Festa da Senhora Aparecida de 10 a 15 de agosto
0

Festa da Senhora Aparecida de 10 a 15 de agosto

0
0

Maior andor do país transportado por 80 homens

 

De 10 a 15 deste mês decorre a Romaria em honra da Senhora Aparecida, uma festa que recebe milhares de visitantes anualmente.

A Romaria da Senhora Aparecida é uma romaria de tradições religiosas, em que a procissão, onde se mostra o maior andor existente no país, motivando a atenção dos milhares de fiéis que se deslocam a Lousada.

Além do programa religioso, a Romaria da Senhora Aparecida assume-me como um evento cultural, com um cartaz que prima pela diversidade das propostas.

No dia 10, pelas 21h30, realiza-se a abertura oficial “Romaria 2018” com a atuação da banda “Funkoff”. No sábado, dia 11, a noite vai ser animada com uma arruada de bombos.

No domingo, 12 de agosto, a tarde conta com a animação do Grupo de Cavaquinhos “Os Amigos de Vilar” e à noite são os cantares ao desafio e os “Rosas Negras” que sobem ao palco para animar o serão.

Dia 13, segunda-feira, “Os amigos de Caíde de Rei” animam a manhã com os bombos. A partir das 10h00 realiza-se a concentração equestre e passeio pela freguesia e a Grande Corrida de Cavalos e Póneis tem início agendado para as 15h30. A noite vai ser animada com a tradicional atuação do Grupo Folclórico ACR Senhora Aparecida, Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém e Grupo de Folclore Internacional. A animação musical termina com a atuação da “Banda Vatikano”.

Terça-feira, dia 14, tem agendados vários momentos altos desta Romaria. A celebração da missa solene em honra da Senhora Aparecida tem início marcado para as 11h00. A partir das 18h00 começa a procissão em Honra da Senhora Aparecida, com o tradicional Andor Grande transportado por mais de 80 homens. Este é um dos momentos mais emblemáticos desta festividade religiosa.

 

A Banda de Musical de Lousada e a Banda de Música de Freamunde protagonizam o início da noite, a que se segue o fogo-de-artifício e entrada em palco do grupo “Os Azeitonas”.

Na quarta, feriado, é o dia do Grande Prémio de Velocidade (50 e 85 cm3) que se assume, também, já como uma tradição desta Romaria. Da parte da manhã decorre a missa solene com a bênção das motas. As provas têm início pelas 15h00.

A atuação de Toy e o fogo-de-artifício marcam o encerramento da Romaria da Senhora Aparecida 2018.