Home Desporto Gala do Desporto premiou atletas e associações de Lousada
Gala do Desporto premiou atletas e associações de Lousada
0

Gala do Desporto premiou atletas e associações de Lousada

0
0

O desporto é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do concelho”

Atletas e associações foram agraciados no sábado, dia 24, na quarta edição da Gala de Desporto, cujo objetivo passou por distinguir personalidades e instituições na área do desporto, de modo a valorizar e evidenciar todos os que, de modo individual e coletivo, se destacaram pela sua dedicação, pelo seu esforço e pelo seu desempenho.

O evento é uma organização conjunta do Município e da Associação de Futebol Amador de Lousada (AFAL), contando com a colaboração das associações desportivas do concelho.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, destacou que “o desporto continua a ser um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do concelho. Por isso, os investimentos vão continuar a ser realizados, no Complexo Desportivo e também em colaboração com as associações”.

O Presidente da Câmara afirmou que “continua a fazer todo o sentido que se promova este evento dedicado a quem se destaca a nível individual e coletivo na área desportiva. A Gala é demonstrativa da vitalidade que o desporto tem no concelho e que se deve ao apoio e atenção por parte do Município mas, sobretudo, ao papel insubstituível que as associações desportivas e clubes têm todo este processo e, por isso, esta homenagem é justíssima”.

O Dr. Pedro Machado destacou também que “num concelho com esta vitalidade há uma dificuldade que passa por escolher atletas, associações, clubes, pela sua qualidade que aumenta a cada ano. Por isso, é importante deixar um agradecimento à Comissão Reguladora que é composta por elementos das diversas associações do concelho e que tem uma grande responsabilidade. É intenção do Município que este processo seja o mais transparente e partilhado possível e, por isso, foram envolvidas todas as associações na escolha dos elementos da Comissão organizadora”.

Maria José Magalhães, representante da Comissão Reguladora enfatizou que “o desporto em Lousada está a evoluir. Todos os anos temos a noção que há mais atletas nos clubes, facto que é muito satisfatório”.

Ainda de acordo com a dirigente desportiva “seria ótimo que mais clubes e atletas se candidatassem para que o seu percurso fosse conhecido e reconhecido, na medida em que todos merecem ser homenageados. A finalidade deste evento é homenagear atletas, clubes e dirigentes que se evidenciam no desporto”.

Atletas e associações recebem prémios e distinções

A noite foi de atribuição de prémios nas diversas categorias e foram também entregues dois Prémios Carreira.

O Mérito Desportivo foi para Luís Miguel Marques, dirigente do CC Lousada BTT, e o prémio Dedicação foi entregue a Elisabete Duarte, dirigente do LAC Patinagem. A Modalidade do Ano foi o Ténis de Mesa e a Personalidade o atleta Ricardo Fonseca, da AAMDCvs Artes Marciais. No que respeita ao Evento Desportivo do Ano, a escolha recaiu sobre o Lousada Indoor Open I e II, do Lousada Ténis Atlântico e o prémio relativo ao Best Online, decidido pelo público, foi para Jorge Gonzaga, na modalidade de Kartcross.

Foram entregues dois prémios Carreira. O primeiro foi a Amélia Fonseca, a título póstumo, enquanto dirigente da Lousada Séc.XXI, e a Manuel Magalhães, que assumiu funções de dirigente na ARD Macieira.

Os prémios coletivos destacaram o Lousada Ténis Atlântico como Associação do Ano e as Seniores Femininas da ADLustosa, na modalidade de futsal.

Nos prémios individuais a Atleta Revelação foi Daniela Nogueira, da AD Lustosa, o Dirigente do Ano foi Jorge Simão, do Clube Automóvel de Lousada e o prémio de Treinador do Ano foi entregue a Hélder Moreira, da AAMDCvs, modalidade Gung Fu. Vítor Sousa, juiz de ralicross, foi o vencedor a categoria Árbitro/ Juiz do Ano. A Atleta do Ano Feminina foi Adriana Gomes, do SL Benfica, e o Atleta do Ano Masculino foi Jorge Gonzaga. Manuela Magalhães, representando a Lousavidas e a CTMLousada – ténis adaptado, foi a atleta vencedora na categoria de Atleta do Ano de Desporto Adaptado.

Foram ainda distinguidos os atletas chamados às Seleções Nacionais, nas modalidades relativas a basquetebol em cadeira de rodas, hóquei em campo, futebol, polo aquático, atletismo, pesca desportiva e artes marciais. Os Campeões Individuais e os Campeões Coletivos foram também agraciados.

A animação do evento esteve a cargo dos Homens da Luta, composto por Nuno Duarte “Jel”, conhecido por Neto, e Vasco Duarte, Falâncio, são irmãos e mentores do projeto.

Foram vários os patrocinadores desta Gala do Desporto, a quem o Presidente da Câmara de Lousada deixou um agradecimento pela colaboração.

Gala do Desporto – Sessão de abertura

 

Gala do Desporto Prémio Carreira Amélia Fonseca título póstumo

 

Gala do Desporto Prémio Carreira Manuel Magalhães
tags: