Início » IC 35: CIM do Tâmega e Sousa pediu reunião com novo ministro do Planeamento e infra-estruturas

IC 35: CIM do Tâmega e Sousa pediu reunião com novo ministro do Planeamento e infra-estruturas

por admin

Município de Penafiel congratula-se com decisão da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, congratula-se com o pedido de reunião por parte do Presidente da CIM-TS com o novo ministro do Planeamento e infra-estruturas, para abordar a questão do IC-35,  algo que há muito é desejado.

Esta notícia é um novo passo, depois do anterior ministro nunca ter mostrado qualquer disponibilidade para visitar o território, e inteirar-se presencialmente dos constrangimentos da Estrada Nacional 106, e da absoluta urgência para construir o IC-35.

Para Antonino de Sousa, “a manifestação popular recente em Penafiel, que culminou com a colocação de cruzes na estrada 106, para recordar as centenas de vítimas, e a urgência do IC-35, mostra que a população está cansada de tanta promessa, que tende a subir em período eleitoral. Entendemos ainda que quem decide tem de conhecer as particularidades do território, as suas necessidades, expectativas e também todo o longo e histórico processo que envolve o IC-35”.

“A acção popular de fevereiro deste ano é uma prova clara que as pessoas estão no seu limite e não aceitam continuar a ser tratadas como cidadãos de terceira, num país onde há dinheiro para tudo nos grandes centros urbanos, menos para cumprir uma resolução do parlamento aprovada por unanimidade em 2001 e que tornava o IC-35 como uma obra com “carácter de prioridade absoluta”.

“Os interesses ou o desinteresse partidário não pode estar acima da realidade, da vontade e das expectativas das pessoas, pelo que é de louvar a CIM ter conseguido esta aproximação ao novo ministro”. Conclui o autarca. 

Recorde-se que  o IC 35, que serviria de alternativa à EN 106 entre Penafiel e Entre-Os-Rios, é um troço de apenas 12 km por onde passam mais de 15.000 veículos/dia, dos quais uma grande parte são camiões que transportam pedra para exportação, chegando a criar intensas filas de trânsito e uma sinistralidade sem precedentes:

Só entre 2006 e 2017 registaram-se cerca de 500 acidentes e mais de 710 vítimas, entre feridos ligeiros, graves e mortos, de acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

A maior parte do traçado da EN 106 não possuiu passeios e, onde existem, são estreitos ou sem continuidade.

O anúncio mais recente, foi a colocação do IC 35 no Plano nacional de investimentos 2030, algo que contou recentemente e de forma reiterada com o veemente protesto por parte do Presidente da Câmara de Penafiel que não aceita que uma obra tão importante para Penafiel e para a região fique inscrita num plano que faz parte “ de um futuro longínquo, distante e imprevisível de 2030,ou seja que não quer dizer nada”.

Recorde-se que o IC 35, além de contar com uma resolução no parlamento a favor da sua construção, por unanimidade em 2001, já esteve antes, também inscrito nos planos nacional 2000 e  PETI3+ (2014-2020).

O Município de Penafiel, apesar de esperançado com esta aproximação da CIM ao Governo, está e continuará solidário com a população penafidelense e com as ações pacíficas e respeitadoras da lei que se entenda continuar a levar a cabo com vista a que o IC 35 possa vir a ser uma realidade.

Cronologia IC 35:

Em 2001, ano da queda da ponte de Entre-Os-Rios, todos os partidos, na Assembleia da República, consideram prioritária a construção do IC35, que se concretizará até 2008.

Em 2009, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, promete que o concurso para a obra do IC35 será lançado até ao final do ano.

Em 2010, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, suspende tudo.

Em 2011, CM Penafiel lança petição para a urgente construção do IC35.

Em 2012, CM Penafiel entrega petição na Assembleia da República.

Em 2014, o IC35 entra no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+) e o Primeiro minstro, Pedro Passos Coelho, afirma publicamente que o troço Penafiel-Rans do IC35 vai começar em 2015.

Em 2015, é aberto o concurso para a empreitada entre Penafiel-Rans do IC35.

Em 2016, a estrada é novamente suspendida, pelo governo de António Costa, com a adjudicação a ser atirada para 2017.

Em 2018, a Assembleia da República aprova projeto de resolução do PSD que pede construção imediata do IC35 entre Penafiel e Entre-Os-Rios.

Em 2019, o Governo inclui a obra do IC35 no Plano Nacional de Investimentos 20130 (PNI2030).

 

 

 

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário