Home Educação Inscrições abertas para Cursos Profissionais para o próximo ano letivo em Lousada
Inscrições abertas para Cursos Profissionais para o próximo ano letivo em Lousada
0

Inscrições abertas para Cursos Profissionais para o próximo ano letivo em Lousada

0
0

Encontram-se abertas as inscrições para a frequência de cursos profissionais no ano letivo 2020-2021.

São 12 cursos que vão decorrer em quatro estabelecimentos de ensino do concelho. Na EBS Lousada Oeste (Nevogilde) vão funcionar os cursos de Técnico de Design e Moda e Técnico de Vitrinismo. 

A EBS Dr. Mário Fonseca vai ter disponíveis os cursos de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico Modelista de Vestuário. 

A Escola Secundária de Lousada tem no plano de ofertas os cursos de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Comércio, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Multimédia e Técnico de Restauração, na variante de cozinha e pastelaria.

Também o Externato Senhora do Carmo tem abertas as candidaturas para os cursos de Técnico de Restauração, na variante de cozinha e pastelaria e restaurante e bar, e Técnico de Turismo.  

Os cursos profissionais são uma modalidade de ensino voltada para o mundo profissional e que está inserida no ensino secundário.

Os cursos têm duração de três anos (equivalentes ao 10º, 11º e 12º ano) e destinam-se aos alunos que concluíram o 9º ano e que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, dando no entanto também a possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior.

Podem ser efetuadas as pré-inscrições nas escolas ou obter informações junto do diretor de turma ou do psicólogo da escola.

Município promove ação de sensibilização junto dos jovens para o uso de máscara

Teve início, na terça-feira, uma campanha de sensibilização para o uso de máscara e promoção do distanciamento social entre os jovens Lousadenses. A ação levada a cabo pelo Município de Lousada visa responder aos alertas e anseios da comunidade escolar e da Direção-Geral da Saúde que veem neste público um fator de risco como veículo de propagação assintomática da Covid-19.

O Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, lançou um repto à comunidade jovem e estudantil para promover um escrupuloso cumprimento das normas de segurança dado que, por não constituírem um grupo de risco, podem sentir-se mais relaxados e serem fontes de contágio para pessoas mais velhas.

A iniciativa da Câmara Municipal visa, de acordo com o Vereador da Saúde, Dr. Nelson Oliveira, “corresponder a outra preocupação existente face aos tempos de desconfinamento que foi iniciado sendo que ninguém pode facilitar, sob pena de deitar tudo a perder”. O Vereador adianta que é fundamental que “a mensagem de cautela e promoção do distanciamento social chegue aos públicos mais jovens já que clinicamente são das faixas etárias menos afetadas mas, segundo a Direção-Geral da Saúde, com maior risco de propagação junto dos seus familiares”.

tags: