Home Património Já abriu o Núcleo de Imprensa em Lousada
Já abriu o Núcleo de Imprensa em Lousada
0

Já abriu o Núcleo de Imprensa em Lousada

0
0

Abriu no passado dia 23 de outubro, sexta-feira,  o Núcleo de Imprensa em Lousada (NIL), que está sedeado na Biblioteca Municipal. 

O Núcleo apresenta um valioso espólio balizado entre os séculos XIX e XX, segundo o sistema organizacional de uma tipografia, através da fundição, composição, impressão, encadernação e ainda de algumas peças da coleção relacionadas com a gravura. Para além disto, o NIL conta com uma área dedicada ao serviço educativo, workshops e conferências, tornando o espaço polivalente. 

Este novo espaço funciona no piso -1 da Biblioteca, estando estruturado para se traduzir numa referência da Imprensa local e regional. 

Na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, o Vereador da Cultura Dr. Manuel Nunes, o Diretor Nacional da Imprensa, Dr. Luiz Humberto Marcos, e o caricaturista António Santos. 

Para além do espaço museológico, foi inaugurada a exposição temporária “Gutenberg no Cartoon Internacional – rir para ver melhor”, que vai estar patente até ao dia 27 de novembro. 

tags: