Home Educação Jornadas da Educação de Lousada na abertura do Ano Escolar nos dias 6 e 7 no Auditório Municipal
Jornadas da Educação de Lousada na abertura do Ano Escolar nos dias 6 e 7 no Auditório Municipal
0

Jornadas da Educação de Lousada na abertura do Ano Escolar nos dias 6 e 7 no Auditório Municipal

0
0

 

Nos dias 6 e 7, quinta e sexta-feira, realizam-se as V Jornadas da Educação, cujo tema passa pela “Criatividade e inovação nos contextos escolares”, no Auditório Municipal.

As Jornadas da Educação de Lousada são uma organização conjunta do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente e da Câmara Municipal de Lousada, que contam com o apoio dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho.

A sessão de abertura, que tem lugar pelas 9h00, conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, com o Diretor do CFAE Sousa Nascente, Prof. António Campos, e com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

A Conferência de Abertura tem como mote “Em tempos de mudança, reinventar a escola?”, pelo Dr. Rui Trindade Fernandes.

A palavra aos criativos – a criatividade aprende-se?” é o tema do primeiro painel, que tem como oradores André Neves, também conhecido por Maze, dos Dealema, Fernando Alvim, humorista e apresentador, e ainda Pedro Santo, produtor de conteúdos .

A tarde vai ter diversas Oficinas Temáticas que vão funcionar em simultâneo. “Gamificação: quando a educação parece um jogo” vai ser apresentada pelo Dr. Ivo Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Airães, estando a moderação a cargo da Dra. Ernestina Sousa, Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

CENTURIUM – Plataforma de Flexibilização Curricular” é outro dos temas apresentados. O Dr. Paulo Morais, do Agrupamento de Escolas de Lousada Este vai falar sobre o tema e a moderação é feita pelo Dr. Filipe Silva, Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada.

A Dra. Joana Cruz, da Câmara de Matosinhos, vai apresentar “A ler vamos/Matiga”, com moderação da Dra. Luísa Lopes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.

A tarde conta ainda com a apresentação de “Espécies exóticas invasoras: da ameaça à pedagogia. Desafios de gestão e educação” e “Informat: jogos educativos para o 1.º CEB”, são os temas da Câmara Municipal de Lousada. A apresentação do Centro Interpretativo da Rota do Românico vai ser efetuado pela Dra. Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico, e vai ainda ser abordado o “Ténis: modalidade e/em formação”, que vai estra a cargo do Lousada Ténis Atlântico.

Na sexta-feira, segundo dia das Jornadas da Educação, os trabalhos têm início pelas 9h00, com na Dra. Raquel Varela, historiadora e professora universitária, que vai falar sobre “A escola ainda é um elevador social?”.

O Dr. João Marques, do Agrupamento de Escolas José Saramago, de Palmela, apresenta o tema “Criação de conhecimento através de ambientes digitais inovadores”, a que se segue a intervenção da Dra. Lurdes Neves, psicóloga, sobre “Coaching como estratégia criativa aplicada ao ensino”. A moderação vai ser feita pelo Dr. Orlando Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada Este.

A última intervenção vai ser feita pela Dra. Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, que pretende ser uma reflexão sobre “Os media podem estar na sala de aula?”.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, Dr. António Augusto Silva, tem a seu cargo o encerramento deste evento.

Os objetivos da realização das Jornadas passam por apresentar conceitos de criatividade e inovação nas organizações escolares, identificar exemplos criativos e inovadores como fator de melhoria das aprendizagens e sucesso, bem como promover ações que que tenham em linha de conta o sucesso escolar e a inclusão através da implementação de planos estratégicos, criativos e inovadores.

Estas Jornadas são acreditadas pelo CCPFC como formação contínua de 12 horas.