Home Sociedade LOUSADA: Assinatura de protocolo “Movimento Sénior”
LOUSADA: Assinatura de protocolo “Movimento Sénior”
0

LOUSADA: Assinatura de protocolo “Movimento Sénior”

0
0

Teve lugar no dia 21, segunda-feira, a assinatura do protocolo “Movimento Sénior”, que resulta da candidatura da Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN), no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, integrado na iniciativa da Portugal Inovação Social.

O projeto “Movimento Sénior” foi reconhecido como uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES), que lhe conferiu um cofinanciamento para o triénio 2019-2021.

O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, pelo Presidente da Direção da ASSN, pelas instituições ou associações responsáveis pelos Movimentos Seniores e pelos voluntários. 

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, começou por abordar a importância dos Movimentos Seniores para a população sénior do concelho e para as respetivas famílias. “Inicialmente foi necessário encontrar espaços onde as instituições pudessem desenvolver atividades, sendo uma forma de dar respostas simples para preencher parte do dia. O principal objetivo deste projeto passou, e passa ainda hoje, por dar qualidade de vida aos seniores” – enfatizou o autarca.

O Presidente da Câmara Municipal afirmou ainda que “a assinatura deste protocolo permite que Associação de Solidariedade Social de Nespereira passe a ter uma responsabilidade acrescida, mas que certamente vai melhorar os serviços prestados a esta faixa etária que merece o melhor”.  

O Presidente da ASSN, Dr. Pedro Magalhães, referiu que “a instituição tem sido um parceiro ativo em diversos projetos de cariz social. Foi exatamente neste espírito que efetuamos a candidatura ao projeto “Movimento Sénior”, com a certeza de que este projeto vai trazer vantagens para todos os movimentos. O bem-estar dos seniores é, desde há muito tempo, uma preocupação contínua das IPSS do concelho, sendo também um exemplo de boas práticas para o concelho, para a região e para o país”.  

O Dr. Pedro Magalhães destacou ainda que “este projeto consegue fazer algo extraordinário, um verdadeiro milagre na multiplicação da boa vontade, conjugando esforços de múltiplos agentes com destaque para a autarquia, das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das Juntas de Freguesia, dos técnicos especializados, dos voluntários, do tecido económico, onde se incluem empresas e o comércio local, e das famílias”.

Promover o envelhecimento ativo

O projeto “Movimento Sénior” tem na sua base a promoção do envelhecimento ativo, desenvolvida a nível municipal, dirigida a pessoas com mais de 55 anos. 

Assim, pretende-se com este projeto alterar a visão geral sobre os idosos como um subgrupo populacional vulnerável e dependente para uma visão de um segmento populacional ativo e atuante, através da melhoria da sua qualidade de vida e integração na sociedade. 

Lousada tem vários Movimentos Seniores locais, a partir de um referencial de base, sendo os movimentos locais dinamizados por voluntários, recrutados, por norma, pelo Banco de Voluntariado de Lousada. Sustenta-se numa rede de parcerias com várias entidades, mobilizando recursos e competências técnicas diversificadas, de entidades de carácter público ou privado, com e sem fins lucrativos, de âmbito cultural, recreativo, social ou outro.

O projeto Movimento Sénior tem diversos objetivos, para além dos já elencados. O envolvimento ativo do idoso, através de atividades sociais, culturais, intelectuais, de ensino, de formação, de desenvolvimento social e pessoal, de convívio e de lazer promovendo a sua integração social, desenvolvimento interpessoal e efetivação como agente de mudança na comunidade é um deles. Mas também reforçar a informação, a participação, integração na sociedade e o exercício de cidadania da pessoa idosa no sentido do reforço da sua participação cívica e organização através de práticas diversificadas e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, como vínculo do desenvolvimento e fruição pessoal e social.

tags: