Home Educação Lousada associa-se ao evento nacional Terra Treme na quinta-feira
Lousada associa-se ao evento nacional Terra Treme na quinta-feira
0

Lousada associa-se ao evento nacional Terra Treme na quinta-feira

0
0

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, o exercício público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt) com a colaboração de entidades públicas e privadas.

A 8.ª edição coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU. 

O exercício A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes. 

O exercício, que deve ter a duração de apenas um minuto, compreende a prática de três gestos simples que podem fazer toda a diferença em situação de sismo. Assim, baixar, proteger e aguardar, são os três gestos de autoproteção. 

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pretende ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros setores da sociedade civil. 

Porque se se vive numa situação extraordinária, também esta data vai ser assinalada de modo diferente do habitual. Assim, todos os que pretendam juntar-se devem efetuar o registo no site www.aterratreme.pt ,onde deve ser referido o número de participantes previstos e contactos para eventual envio de mais informação. A fase seguinte é respeitante ao planeamento, em que defina a dimensão que quer dar ao exercício, que pode ir do nível mais simples com a prática dos três gestos, à elaboração de um exercício mais completo e que inclusive teste o Plano de Emergência, envolvendo entidades diversas. Também a divulgação é fundamental, envolvendo 

todas as pessoas da família e organização e partilhando a informação sobre A TERRA TREME pela lista de contactos, incentivando-os a participar. Existem diversos materiais de divulgação disponíveis no site, reforçando a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo, que podem e devem ser partilhados. A última fase é a realização do exercício no dia e hora agendados. 

Atenta a situação pandémica associada à Covid-19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde. A este propósito salienta-se que a participação nesta iniciativa através da execução dos 3 gestos de autoproteção pode ser realizada em diversos contextos em segurança. 

tags: