Home Património Lousada associou-se às Jornadas Europeias do Património
Lousada associou-se às Jornadas Europeias do Património
0

Lousada associou-se às Jornadas Europeias do Património

0
0

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro decorreram as Jornadas Europeias do Património a que o Município de Lousada se associou. 

Na sexta-feira, dia 25, realizou-se uma ação junto do público escolar, mais concretamente da turma do 12.º ano de Antropologia da Escola Secundária de Lousada, que consistiu na visualização do filme “The Destruction of Memory”, do realizador Tim Slade, que cedeu os direitos especificamente para esta atividade. Os alunos foram convidados a refletir acerca da evolução do conceito de Património e sobre os desafios que os agentes profissionais e institucionais desta área enfrentam na definição do que deve constar e preservar-se como memória e identidade de uma comunidade. Foi ainda apresentada a mais recente iniciativa, no âmbito do Património e Arqueologia da autarquia, designada “Património Vivaz”, que visa a aproximação dos jovens ao voluntariado cultural. 

A Biblioteca Municipal foi o local escolhido, também nesse dia, para a realização uma reunião de trabalho para apresentação do “Plano de Valorização do Património Local”, contando com a presença de párocos e presidentes de junta das freguesias integrantes da Paisagem Protegida do Sousa Superior. 

Pelo facto de estra a ser preparado um plano de ação para a salvaguarda e valorização das Alminhas do concelho, foi efetuado este encontro com zeladores destes elementos patrimoniais para discutir as linhas gerais do plano, articulando-o com as preocupações das comunidades e com as orientações técnicas e científicas definidas pelos órgãos responsáveis pela gestão e defesa do Património Local. 

A caminhada “Pelo Fogo do Inferno, que estava prevista para dia 27, foi reagendada para o dia 18 de outubro, constando de um percurso guiado e interpretado com passagem por alguns pontos de interesse do Património do concelho. 

De realçar ainda que as Jornadas Europeias do Património foram instituídas pelo Conselho da Europa e coordenadas, a nível nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural. 

tags: