Home Saúde Lousada cria Alojamentos de Emergência que podem ser mobilizados em função da necessidade no combate à Covid-19
Lousada cria Alojamentos de Emergência que podem ser mobilizados em função da necessidade no combate à Covid-19
0

Lousada cria Alojamentos de Emergência que podem ser mobilizados em função da necessidade no combate à Covid-19

0
0

O Município de Lousada tem preparados dois alojamentos de emergência para responder às problemáticas da Covid-19, que podem ser mobilizados em função da necessidade. A montagem do alojamento localizado no Centro Escolar de Caíde de Rei, contou com a colaboração das Conferências Vicentinas de Lousada e da Cáritas Diocesana, tem 16 camas e destina-se a idosos, ou outros, acamados ou com autonomia muito limitada, podendo ser expandido com mais lugares. O alojamento do Complexo Desportivo, disponibiliza 40 camas e é destinado a idosos, ou outros, com autonomia. Ambos os alojamentos têm a possibilidade de servir refeições e de alojar os cuidadores.

Esta primeira linha de resposta pronta tem no total 56 camas, estando já definidos outros locais e encontrado equipamento e recursos humanos para aumentar esta capacidade, nomeadamente com o recurso às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho que mostraram disponibilidade para colaborar neste esforço, ou outros centros escolares.

Paralelamente estão definidos locais de acolhimento para núcleos familiares de infetados autónomos, quando, por indicação médica, tenham que abandonar as suas residências para impedir o contágio e não tenham outra alternativa de alojamento.

Para dar resposta a esta problemática da Covid-19 estão previstas equipas permanentes compostas por colaboradores da autarquia, a que se podem juntar voluntários do Concelho que se tenham disponibilizado para o efeito.

Está definida também a estratégia de, em caso de necessidade, parquear, abastecer, guiar (guias locais ao nível de cada freguesia), bem como fornecer alojamento e refeições a um Corpo de Bombeiros Externo, em situação de rutura, da corporação local.

Estas são algumas medidas que se juntam a muitas outras que a autarquia tem tomado para salvaguardar a população.

Este é um trabalho da Proteção Civil Municipal que coloca em rede os diversos parceiros do concelho, de modo a dar resposta à pandemia Covid-19.