Home Economia LOUSADA: Hans Isler e os 50 anos da Fabinter
LOUSADA: Hans Isler e os 50 anos da Fabinter
0

LOUSADA: Hans Isler e os 50 anos da Fabinter

0
0

Assinalam-se 50 anos da instalação da Fabinter em Lousada, que teve como mentor o suíço Hans Isler.

Neste sentido, a Câmara Municipal associa-se às comemorações desta data com muito significado, para a população de Lousada e da região, e promoveu a perpetuação da sua imagem através de um mural de arte pública que foi realizado por Frederico Draw e Contra.

O mural está colocado no Bairro Dr. Abílio Moreira, muito próximo do local onde funcionou a Fabinter e, cujos terrenos, foram doados pelo empresário.

É também com Hans Isler que os blusões impermeáveis ficam conhecidos, universalmente, como Kispo.

Hans Isler: o suíço de Lousada

Hans Isler nasceu na Suíça a 16 de janeiro de 1927. A ele se deve a fundação da Fabinter – Fábrica Internacional de Confeções, que muito contribuiu para o desenvolvimento industrial do concelho e a criação da patente Kispo. A empresa foi criada por escritura pública de 23 de outubro de 1969, sendo acionistas Kurt Max Isler, Hans Isler, António Maria Pereira da Silva, José Maria de Araújo Sistelo, Maria Naír Franco Carneiro Sistelo, Maria da Conceição Silva Loureiro, Serafim Loureiro da Silva, Elisabeth Isler Meier, Alice Isler Sidler e Marlene Ferber Laguel.

A fábrica instalou-se em Casais e posteriormente no antigo edifício dos Bombeiros, até à construção da unidade de raiz, na avenida agora com o seu nome. Atingiu o apogeu entre 1977 e 1985, com uma centena de pequenas e médias empresas em regime de subcontratação, num total de mais de 12 mil trabalhadores.

Benemérito dos Bombeiros Voluntários, da Banda de Lousada e de muitas iniciativas de interesse social, inclusive a cedência de terrenos para o bairro social na Vila.

Faleceu a 25 de junho de 1985, recebendo a título póstumo a Medalha de Mérito Municipal.

tags: