Home Economia Lousada Natal com menos atividades mas com reforço de apoios sociais
Lousada Natal com menos atividades mas com reforço de apoios sociais
0

Lousada Natal com menos atividades mas com reforço de apoios sociais

0
0

 

O Município de Lousada desenvolve nesta quadra natalícia um conjunto de atividades adaptadas às circunstâncias atualmente vividas, com a redução de várias atividades que vinham sendo hábito nos anos anteriores. Por outro lado, são reformuladas iniciativas de acordo com as regras da Direção Geral da Saúde (DGS), mantendo-se a iluminação de Natal dando cor e alegria própria desta época. 

Este é um ano atípico que remete para alterações a diversos níveis. Nesse sentido, “o apoio social aos estratos sociais mais desfavorecidos e mais atingidos com esta pandemia está a ser reforçado, para que toda a ajuda seja prestada a cada família Lousadense nesta quadra natalícia”, destaca o Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira. 

Ao longo das últimas semanas foram realizadas reuniões com os comerciantes e empresários locais, de modo a preparar a quadra natalícia, em articulação com os diversos agentes locais. Este ano não vai haver a tradicional tenda de Natal com as atividades a desenrolarem-se em espaço fechado, optando-se pela instalação de um Mercado de Natal ao ar livre, na Praça das Pocinhas, com bancas de venda ao público e entradas limitadas, cumprindo as orientações da DGS nos horários predefinidos para o efeito. 

O Mercado de Natal inclui o tradicional Vila Market, que vai acontecer de 5 a 8 dezembro, a venda de produtos artesanais, entre os dias 10 a 13 dezembro, e produtos locais, de 18 a 23 dezembro. 

Na Praça das Pocinhas e no Mercado de Natal vai estar instalada a Casa do Pai Natal que pode ser visitada por todos. 

A tradicional Chegada do Pai Natal foi também repensada e vai ser concretizada dentro de outros moldes com a inclusão de um elemento surpresa. A oferta dos presentes de Natal vai ter como público-alvo crianças sinalizadas pelos serviços de Ação Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. 

No que respeita às habituais atividades musicais públicas que, todos os anos se realizam não vão ser concretizadas em virtude das restrições da DGS. O mesmo se aplica à passagem de ano. 

Lousada Bebé Natal é a iniciativa que se segue, mas também em moldes diferentes dos habituais. As crianças que nasceram em 2020 vão ser homenageadas, mas numa cerimónia com marcação prévia para que sejam entregues os vales de oferta. A iniciativa vai decorrer nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro e as inscrições devem ser efetuadas em www.cm-lousada.pt/p/bebenatal. Nesta edição mantem-se a oferta de um voucher para ser utilizado nas farmácias locais com a novidade de uma prenda 100% fabricada em Lousada. 

Para apoiar o comércio local e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), o Município lança pela primeira vez a campanha Cheque Prenda Lousada Natal. Desta forma, o cheque prenda pode ser adquirido nas IPSS do concelho e nos Bombeiros Voluntários de Lousada, com três valores distintos, para depois ser trocados por artigos nas lojas do comércio local, sendo que 10% deste valor reverte para a IPSS vendedora do vale de oferta. A iniciativa tem como objetivo fazer circular o dinheiro pela economia local e ajudar instituições. 

tags: