Home Saúde Lousada recebeu o “Passeio da Memória”
Lousada recebeu o “Passeio da Memória”
0

Lousada recebeu o “Passeio da Memória”

0
0

Alzheimer Portugal pretende aumentar o conhecimento sobre a demência

 

A Alzheimer Portugal realizou no passado dia 16 de setembro, em Lousada, o “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Esta foi a primeira vez que a vila recebeu esta iniciativa que, nesta oitava edição, vai estar em 67 locais em Portugal.

O Parque Urbano Dr. Mário Fonseca foi o ponto de encontro escolhido para, às 8h30, se dar início a um percurso de cerca de 5 quilómetros.

Esta iniciativa, que este ano integra as comemorações do 30º aniversário da Alzheimer Portugal, tem como principais objetivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, «metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como ações de informação ou atividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação».

O “Passeio da Memória”, considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de 6 quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas.

Alzheimer Portugal

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos. Conheça-nos melhor em www.alzheimerportugal.org.

tags: