Home Património LOUSADA: Trabalhos na “Casa Romana” decorrem até setembro
LOUSADA: Trabalhos na “Casa Romana” decorrem até setembro
0

LOUSADA: Trabalhos na “Casa Romana” decorrem até setembro

0
0

As escavações arqueológicas na “Casa Romana” do Castro de São Domingos, em Cristelos, dinamizadas pela Câmara Municipal de Lousada, decorrem até ao final do mês de setembro e encontram-se abrangidas pelo projeto de investigação, estudo e musealização do núcleo Arqueológico do Castro de São Domingos.

Segundo o Vereador da Arqueologia, Dr. Manuel Nunes, “à semelhança dos anos anteriores, o período de escavações permitiu alargar a perceção da ocupação do espaço, tendo sido identificadas uma multiplicidade de estruturas, de diversas cronologias, entre as quais um espaço cemiterial, até agora desconhecido”.

Com efeito, foram identificadas seis sepulturas escavadas no geológico natural, com orientação canónica, sendo delimitadas, essencialmente, por pedras de corneana de dimensões médias, atestando a utilização cemiterial da área durante o período Medieval, possivelmente associado ao templo paroquial primitivo. Destas, foram escavadas três, sem que, todavia, fosse revelada a presença de indivíduos em inumação primária. Estas sepulturas estão associadas a uma estrutura de delimitação do espaço composta por um amontoado de pedras de pequenas a médias dimensões.

Para além disso, foram colocados a descoberto os restos de mais uma casa da Idade do Ferro, de configuração circular, com 3,90 m2 de diâmetro, com um piso em muito bom estado de conservação, ladeado por um pátio lajeado que apropriou um anterior espaço da mesma época.

Foram também encontradas seis fossas escavadas no nível geológico natural, ocupando o espaço de forma aparentemente aleatória. Estas fossas veem juntar-se às já anteriormente identificadas, perfazendo até ao momento um total de 54 estruturas de armazenamento que desempenharam, pelo menos na fase final da sua vida útil, uma função detrítica.

tags: