Home Sociedade LouzaD’Art Urbana foi o projeto vencedor do OPJ
LouzaD’Art Urbana foi o projeto vencedor do OPJ
0

LouzaD’Art Urbana foi o projeto vencedor do OPJ

0
0

Comemoração de aniversário do Espaço AJE

Comemorou-se no passado domingo, dia 6, o 14.º aniversário do Espaço AJE. Esta foi a data escolhida para entregar o prémio à proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem, que foi LouzaD’Art Urbana.

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, enfatizou que “é de extrema importância o contributo da população mais jovem nas opções a seguir no concelho. O Orçamento Participativo Jovem faz cada vez mais sentido no concelho mais jovem de Portugal Continental”.

Ainda de acordo com o autarca “é gratificante verificar o aumento da participação dos Lousadenses no OPJ, não só nos projetos apresentados, bem como na votação. Apesar de haver projetos muito válidos, somente um deles pode ser implementado, conforme estipula o regulamento”.

Estiveram presentes os concorrentes desta edição o OPJ, mas também participantes em edições anteriores, o que para o Dr. Pedro Machado “é um bom indicador do caminho que estamos a seguir. Estão de parabéns os jovens que retiraram algum do seu tempo para pensarem e delinearem o que, na opinião deles, faz falta ao concelho”.

Arte Urbana vence Orçamento Participativo Jovem

“LouzaD’Art Urbana” é um projeto de Arte Urbana no Concelho que pretende “urbanizar artisticamente o concelho de Lousada através da criação de murais alusivos à história e tradição de todo o concelho, ou seja, a continuação do que se tem vindo a fazer no Lousada Visual Artes da Câmara Municipal de Lousada em parceria com as escolas, como por exemplo, a homenagem do Dr. Mário Fonseca e a “Costureira” inscrita numa das “torres” do bairro Dr. Abílio. Trata-se de um projeto que incentiva a Arte Urbana de superior qualidade e não o mero vandalismo. Quando se fala em todo o concelho, queremos com isto dizer que através destes murais pretendemos explorar e evidenciar toda a história e figuras emblemáticas de Lousada, murais estes situados nas múltiplas freguesias de Lousada”.

Os promotores deste projeto de Arte Urbana, cujo orçamento é de 30 mil euros, são Vítor Silva, Diogo Marques e Tiago Mendes

Para os três jovens a palavra de ordem passa por “uma juventude unida pelo amor a Lousada”.

Desde 2015 que o número de votantes tem aumentado. Nesta edição foram contabilizados 712 votos. O projeto vencedor teve 282 votos, em que os votantes foram, maioritariamente pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos.

Estiveram também em votação os projetos “Rádio em Lousada”, “Parque de Lazer e Restauro de Moinho em Nevogilde”, “LSD – Lousada Sem Desperdício”, Banco Sustentável “Wave Chair”, “CineLou”, “Dança, um passo à frente” e “Plano de Esterilização Municipal”.

tags: